A Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), seguiu nesta segunda-feira, 20, com mais uma edição do projeto “Oficina de Esporte” executada há três anos pelo órgão. A ação oferece oficinas de iniciação ao esporte nas escolas. Nesta segunda, a Escola Estadual Virgílio Libonati, localizada no bairro da Terra Firme, recebeu as atividades do projeto.
A expectativa de dezenas de crianças do 1º ao 5º ano para ter aulas de skate e judô era notada nos olhares atentos a cada novo movimento ensinado pelos professores. As irmãs gêmeas Marcele e Maele Borges, de 6 anos, entraram na turma de judô e repetiram todos os movimentos passados pelo professor Gilberto Cruz.
Quando questionada sobre a vontade de praticar o esporte, Marcele foi enfática: “É a primeira vez que estamos fazendo uma aula assim. Estou gostando muito e quero uma roupa igual a do professor para fazer aulas com minha irmã”.
A série de oficinas ocorreu dentro da programação de aniversário da escola, que completa hoje 33 anos. “O esporte é fundamental para essas crianças. Nós sabemos o quanto elas se interessam e ficam animadas quando têm aulas de educação física. Por este motivo, resolvemos convidar os professores da Sejel para dar uma oficina das modalidades de judô e skate”, informou a diretora, Denise Galvão. Além das aulas de judô e skate, as crianças tiveram aulas de ginástica e futebol.
Para o professor Gilberto, despertar o interesse dos alunos é a melhor forma de dar iniciação ao esporte. “Gosto muito de trabalhar com essa categoria de base – crianças de 9 a 12 anos –, que pode ser trabalhada e incentivada a participar de competições fora do Estado e até mesmo do País. Eu vejo as oficinas nas escolas como uma forma de gerar expectativas nessa garotada para um futuro através do esporte”, avaliou.
Torneio - No último final de semana, cerca de 30 alunos do Programa Escola de Esporte, mantido pela Prefeitura de Belém por meio da Sejel, participaram do primeiro torneio do ano, organizado pela Federação Paraense de Judô, no Ginásio Municipal de Marituba.
O Torneio Agostinho Maciel, no sábado, 18, e no domingo, 19, serviu de seletiva para o Campeonato Brasileiro de Judô Região I, que será sediado em Belém no período de 20 a 23 de abril e reunirá judocas do Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Amazonas e Roraima.
Onze atletas do programa que funciona no polo Rancho Não Posso Me Amofiná conquistaram medalhas, competindo nas categorias masculino e feminino, divididos nas classes Sub 13 (11 e 12 anos), Sub 15 (13 e 14 anos), Sub 18 (15, 16 e 17 anos) e Sênior (acima de 21 anos). Foram quatro medalhas de outro, cinco de prata e duas de bronze.