O Tenoné é o décimo terceiro bairro a receber o mutirão de limpeza realizado pela Prefeitura de Belém. A ação começou nesta quinta-feira, 23, e segue até segunda-feira, 27, com 120 agentes de limpeza realizando serviços de capinação, roçagem e recolhimento de entulho. Além disso, dois hidrojatos foram deslocados para fazer a desobstrução de esgotos. Uma equipe de recuperação asfáltica está trabalhando nas ruas e uma média de 36 toneladas de massa asfáltica será utilizada no bairro apenas neste primeiro dia de trabalho.
O prefeito Zenaldo Coutinho conferiu de perto o início da ação junto com os secretários de Saneamento, Thales Belo; Urbanismo, Adinaldo Oliveira; Economia, Mário Freitas; e a superintende executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Ana Paula Grossinho, que discutiram diretamente com a população as demandas da comunidade. O prefeito anunciou que a ação é o pontapé inicial de um novo projeto da gestão municipal chamado “Prefeitura nos Bairros”.
“Estamos no Tenoné fazendo o embrião do que, a partir de abril, nós vamos ter duas vezes por mês nos bairros da cidade e vamos chamar de ‘Prefeitura no Bairro’, onde vamos levar não apenas a parte de limpeza, roçagem, capinação, tapa-buraco, iluminação pública, mas também ordenamento, discutir as demandas sobre transporte coletivo, e fazer tudo isso diretamente nos bairros”, explica o prefeito.
De acordo com o prefeito Zenaldo Coutinho, o objetivo é levar aos bairros da cidade, além das ações em si, a possibilidade de que a comunidade faça suas demandas diretamente aos gestores das pastas municipais. “Serão várias secretarias atendendo as necessidades da população diretamente no bairro, com a presença de todos os secretários, pra que a gente possa não só ouvir a demanda, mas responder imediatamente”, ressalta.
No Tenoné, a moradora Maria do Socorro dos Santos, 53 anos, que vive no bairro há 15 anos, comemorou a iniciativa da prefeitura. “É um trabalho maravilhoso, que nunca tinha visto nenhum prefeito fazer. Um prefeito que escuta a comunidade, que atende os moradores”.
De acordo com Maria, os serviços serão essenciais para a qualidade de vida da população, e ela garante que será uma das ‘fiscais da limpeza’ para não deixar que outros moradores joguem lixo e entulho em local proibido. Apenas este ano, mais de 4 mil toneladas de entulho foram recolhidas durante os mutirões realizados pela prefeitura.
“O morador tem que parar de jogar lixo no canal, entender que isso entope os canais, as valas, e a água não vai ter pra onde escorrer, prejudicando toda a comunidade. O lixo de casa também não pode ser jogado na rua, tem que colocar em um local mais alto, senão, o cachorro passa e espalha tudo”, destaca.
De acordo com a avaliação da líder comunitária do Tenoné Sônia Pantoja, 49 anos, expandir essa iniciativa por outros bairros fará de Belém uma cidade melhor e com resultados positivos nas áreas de saneamento, mobilidade e urbanismo. “Assim como nós estamos achando maravilhoso para o bairro, para a comunidade, com certeza vai ser de grande importância nos outros bairros, e eu tenho certeza que a comunidade também vai aplaudir esse trabalho”, afirma.
Uma das demandas da população no Tenoné era por melhorias no transporte público, maior pontualidade e frequência dos ônibus. A demanda foi recebida no local pela titular da Semob, Ana Paula Grossinho, que aproveitou a oportunidade para convidar os moradores do bairro a participar de uma reunião com ela e os responsáveis pelas empresas de ônibus que prestam serviço no bairro, na segunda-feira, 27.
“Nós já estamos cientes e monitorando a situação para que se resolva o mais rápido possível”, enfatiza a superintende.