Uma manhã com serviços de saúde e lazer, voltados ao público da melhor idade, foram oferecidos durante este sábado, 25, no ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado no bairro do Marco. O evento, promovido pelo grupo Qualidade em Saúde Belém (QS Belém), contou com o apoio da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).
Durante todo o dia, dezenas de idosos receberam os serviços levados pelos profissionais de saúde, com consultas rápidas de odontologia, nutrição, fisioterapia e enfermagem. Os convidados ganharam, também, tratamento de acupuntura, ações de cidadania, com o corte de cabelo, e, a prática de exercícios e aulas de dança e ginástica. “Esse é um novo projeto que a Sejel está criando, que busca proporcionar qualidade de vida para a melhor idade, através da atividade física”, comentou o coordenador de lazer da Sejel, Almir Kalif. “O projeto já existe nas praças ao ar livre da capital, e, agora estamos levando para comunidades que têm o grupo da melhor idade e que possam dançar e se exercitar, buscando ter uma vida melhor”, completou.
Para a conquista de uma vida saudável, cuidados com a alimentação são indispensáveis para os idosos. “O que estamos colocando para eles hoje, é que tenham sempre três refeições durante o dia. Entre elas, são incluídas pequenas refeições para complementar. É necessário que nessas refeições estejam incluídos vegetais, frutas, verduras e legumes, em pelo menos seis porções todos os dias. Produtos como refrigerantes, margarina, frituras e sorvete, por exemplo, devem ser esquecidos”, explicou a nutricionista da Sejel, Silvia Marçal.
Atividades realizadas como as de hoje, idealizada pelo grupo QS Belém, são constantes dentro da secretaria. “Essa ações da Sejel são contínuas, que já acontecem em praças e academias ao ar livre. Trouxemos para cá um grupo de pessoas da melhor idade que já participam das turmas de dança com professor Kalif, e, que buscam a melhor qualidade de vida”, ressaltou Wilson Neto, titular do órgão.
Aos 52 anos, a técnica em administração e integrante do grupo de exercícios ao ar livre, do conjunto do Médici, na Marambaia, Rose Fonseca, contagiou todos os envolvidos na atividade com a alegria que apresentou durante a dança. “É o amor pela vida que nos move. Com 52 anos de idade, sempre pratiquei esporte e é isso que faz tão bem para minha mente. Não é só para o corpo, como o jovem pensa”, disse. “Nosso grupo, que recebe a coordenação da Sejel, demonstra uma relação de amizade e respeito, com os exercícios praticados todos os dias. É muito bom e quero continuar participando das atividades por muitos anos”, completou a técnica.
CAMPEONATO DE JUDÔ
Também neste sábado, atletas da Sejel participaram do Campeonato de Judô, disputado na quadra esportiva do Serviço Social da Indústria (Sesi), na Avenida Almirante Barroso.
“O evento é dividido pelas classes: mirim, infantil, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21 e sênior. Na classe mirim e infantil, todos ganham medalhas. Já nas outras categorias, a entrega de medalhas é feita apenas para os classificados”, explica o professor de judô do projeto Escola de Esportes da Sejel, Gilberto Cruz. “Ao todo, 30 atletas participam deste evento”, seguiu o professor.
Em 10 anos, o projeto Escola de Esportes já recebeu mais de quatro mil atletas. Atualmente, segundo o professor de judô, mais de 200 jovens participam da atividade. “Esse projeto não tinha o objetivo de competição, ele era voltado para a inclusão social, e tinha o objetivo de tirar as crianças das ruas. Contudo, hoje, chegou a um patamar de campeões pan-americanos e sul-americanos. Sinto um orgulho muito grande”, finalizou.
“Tinha que passar de ano para poder disputar o judô. Com isso, passei a desenvolver melhor os estudos na sala de aula. Estou há um ano e meio praticando o esporte, aprendendo as técnicas e agora participo de todas as competições”, celebrou o pequeno lutador, Gustavo Cardoso, de 9 anos.
Ao final da competição, a equipe da Sejel conquistou seis medalhas de ouro, seis de prata e três de bronze. No geral, o grupo ficou em terceiro lugar no torneio.