Mais de 40 agentes de limpeza urbana da Prefeitura de Belém iniciaram, nesta sexta-feira, 31, o trabalho de limpeza da Vila da Barca, bairro do Telégrafo. Acompanhando de perto o trabalho na comunidade, o cabeleireiro Edson Almeida, 47, apontava problemas e já via a solução sendo encaminhada. “Estávamos precisando desses serviços de roçagem e capinação. Ainda bem que o pacote veio completo e estamos recebendo também a desobstrução dos bueiros para acabar com os alagamentos”, comemorou.
De acordo com Cláudio Mercês, diretor geral da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), as equipes de limpeza continuarão na Vila da Barca pelo tempo que for necessário para atender todas as vias e retirar o lixo e entulho acumulados, inclusive nas áreas do entorno que formam o Complexo da Vila da Barca. “Temos aqui um grande compromisso em resolver o problema do lixo. Estamos providenciando, em parceria com a associação de moradores, a construção de um espaço adequado para armazenar o lixo domiciliar para a realização da coleta feita pela prefeitura”, pontuou o diretor da Sesan, antecipando que, provisoriamente, a prefeitura vai disponibilizar contêineres para o melhor acondicionamento do lixo domiciliar na comunidade.
A prefeitura também está realizando levantamentos técnicos para a recuperação de aproximadamente 1300 metros de estivas. As intervenções para substituição de peças de madeira e recuperação de trechos danificados começam no mês de abril.
A costureira Odete Cardoso, 58, avalia que a manutenção vai garantir melhor acessibilidade para os moradores. “Moro aqui desde que eu nasci. Nessa época, ainda nem pensavam em construir esses prédios. As melhorias vão chegando, mas também é preciso ter a manutenção para que a gente consiga entrar nas nossas casas”, destacou.
Estão envolvidos no mutirão de limpeza mais de 40 agentes de limpeza urbana, sete caçambas, uma pá carregadeira e um caminhão hidrojato utilizado para desobstrução de tubos de drenagem.