Pesquisar

Dia da Atividade Física tem aula ao ar livre em Belém

Foto: Tássia Barros - Comus
Dia da Atividade Física tem aula ao ar livre em Belém
Dia da Atividade Física tem aula ao ar livre em Belém
Dia da Atividade Física tem aula ao ar livre em Belém
Dia da Atividade Física tem aula ao ar livre em Belém

Programação movimentou a manhã de moradores de vários bairros, atendidos na Unidade de Saúde do Benguí

Com música e muita animação, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Benguí reuniu cerca de 40 usuários atendidos pelo programa para uma aula ao ar livre no Ver-o-Rio na manhã desta quinta-feira, 6. A programação foi para comemorar, com muito exercício e suor, o Dia Mundial da Atividade Física.

Exemplo do dia, Raimundo Monteiro, 48 anos, cumpriu todos os movimentos propostos pelos profissionais e com um largo sorriso no rosto, mostrou toda a jovialidade e dedicação por uma vida mais saudável. Ex-fumante, ele encontrou na prática da atividade física a oportunidade de vencer o sedentarismo e o tabagismo. “Eu entrei na Unidade de Saúde do Benguí para o tratamento do tabagismo e fui apresentado ao NASF pela terapeuta ocupacional por causa de alguns problemas de saúde que acumulei devido o uso do cigarro. Hoje, pode chover, acontecer o que for, mas não perco as aulas. Vejo a atividade física como uma  satisfação pessoal e de saúde”, frisou.

A líder comunitária, Dinalva Neves, 56 anos, moradora do conjunto Carmelândia, também não perde as atividades do NASF. Para ela, que sofria de um problema de coluna e vivia para as atividades domésticas, a prática do exercício físico melhorou muito a vida, desde o sono, a alimentação até a interação com outras pessoas. “Está me fazendo muito bem. Os profissionais são ótimos e se preocupam de verdade com o nosso bem estar. Hoje, já consigo agachar e fazer movimentos que a coluna não deixava e fiz novos amigos. É um programa que faz muito bem também para a comunidade e cresce cada vez mais”, afirmou.

A mudança dos hábitos dessas pessoas e de muitas outras que procuram o atendimento multiprofissional do NASF Benguí deu origem ao nome do grupo “Motivação”, que hoje conta com mais de cem participantes do Carmelândia, Mangueirão, Benguí e Parque Verde. De acordo com a educadora física, Simone Souza da Silva, as atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira e são abertas à comunidade. “Antes de qualquer atividade, fazemos uma avaliação da pessoa, considerando seu estado de saúde, doenças existentes, medicação e possíveis cirurgias, para que ela possa fazer o exercício adequado ao seu estado. Ao longo das atividades, elas são acompanhadas e orientadas pelos profissionais da equipe”, ressalvou Simone.

A educadora física reforçou que a interação nas aulas ao ar livre é fundamental para a socialização, visto que muitos usuários não têm com quem sair ou possuem histórico de depressão. “Nós já tivemos aulas em Mosqueiro, Parque dos Igarapés e em algumas praças. É uma forma de mostrar como a atividade física pode tirar essas pessoas da rotina e oportunizar a vivência em um espaço diferenciado, com saúde e alegria”, assegurou.

NASF

Em Belém, são 11 NASFs implantados, compostos por equipes multiprofissionais que dão apoio às Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Unidades Municipais de Saúde para articulação com outras instituições e no planejamento de ações para a promoção e prevenção à saúde.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: