A Praça Batista Campos está entre as praças de Belém que passam a receber, a partir deste sábado, 08, a operação “Praça Segura”. A iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Guarda Municipal tem o objetivo de coibir, principalmente nos fins de semana, ações de infratores e criminosos nesses locais.
Outros espaços que recebem a ação são a Praça da República, o Ver-o-Rio, o Portal da Amazônia, a praça Matriz de Mosqueiro e a praça Dom Pedro II, se estendendo até Pórtico Metrópole.
O trabalho prossegue no próximo final de semana. Cada local terá um reforço de mais quatro guardas além do efetivo normal, contando também com motopatrulhamento pelo entorno dos logradouros. Caso haja alguma necessidade, eles podem acionar uma viatura. Os guardas trabalham em dois turnos, de 7h às 13h e de 17h até 23h.
Na Praça Batista Campos, a equipe de guardas municipais faziam rondas a pé por todo espaço para detectar qualquer perturbação a tranquilidade de quem transitava pelo espaço. Eles reforçam o efetivo de dois guardas que ficam no posto permanente da praça. Segundo eles, os casos mais comuns de infrações são os furtos e tentativas. Nessas ocorrências, os agentes acompanham a vítima até a seccional mais próxima para fazer o registro.
“A GMB está com esse projeto para levar mais segurança às praças de Belém. Nós somos deslocados dos nossos postos, em um dia de folga, para fazer esse reforço da segurança em outros logradouros”, afirmou o guarda municipal R. Alcântara.
A cuidadora de idosos, Silvia Cardoso, está diariamente na praça Batista Campos, com a dona Luzia Rego que recebe seus cuidados. Ela espera que o projeto traga mais tranquilidade para quem utiliza a praça. “Eu já soube de muitos casos de assalto aqui, mas agora com esse projeto espero que os guardas representem mais segurança e esses episódios sejam menos recorrentes”, frisou a cuidadora.