Nesta quarta-feira, 12, uma comissão de empresários do grupo Vila Galé, de Portugal, esteve no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, reunindo com o prefeito em exercício, Orlando Reis, o secretário de Estado de Cultura, Adenauer Goes, e representantes da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem).
A reunião foi motivada por um pedido do grupo de empresários, que manifestou interesse em investir na região Amazônica, especificamente em Belém. Eles oferecem duas categorias de investimentos: resort ecológico e hotel boutique - este, valorizando casarões antigos.
“Estes investidores têm esta prática, adquirem casarões antigos, já defasados, e restauram, requalificam a área. Como Belém possui alguns casarões com esta característica, eles manifestaram interesse para entender o que a cidade teria de demanda em sites de imóveis para oferecer na região do centro histórico, que possam despertar o interesse para fazer investimento”, explicou o diretor da Codem, Eduardo Klautau.
O diretor explicou que a prefeitura detém informações sobre espaços como estes na Diretoria de Desenvolvimento e Negócios na Codem, que tem mapeado algumas áreas passíveis à construção de parcerias público-privadas de investimento. “Eles pretendem investir, então a gente concilia o interesse e projetos do poder público, com a atração de investimento privado”, afirmou.
O grupo possui 27 hotéis, sendo oito unidades no Brasil. Para o presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo Almeida, as cidades nunca devem perder sua alma, que é o centro histórico. “Fiquei encantado por Belém, porque vi que ela tem sua alma viva. Somos um grupo forte no ramo de hotelarias e nosso objetivo é este, recriar a identidade daquela localidade, e com isso atrair turismo, e gerar emprego e renda”, ressaltou o presidente do Vila Galé.
Para o prefeito em exercício, Orlando Reis, a parceria com o grupo vai trazer um benefício para a cidade. “É possível que a gente requalifique um espaço histórico cultural por meio dessa parceria. É uma potência turística que gera benefícios à população, então é de nosso interesse difundir isso”, enfatizou Orlando.
O secretário de Estado Adenauer Goes reiterou que o Estado ganha com esta visita. “Considero interessante esta visita do grupo Vila Galé, para que eles compreendam um pouco o que é este Brasil que se chama Pará. Nos parece que alguns objetivos deles ficaram bem claros. Eles viram que a síntese desta Amazônia brasileira está aqui no Pará. Acreditamos que esta será uma parceria que vai dar muito certo e torcemos para a aprovação final, por parte deles”.
Participaram ainda da reunião o presidente da Codem, João Cláudio Klautau; o secretário adjunto de Estado de Turismo, Joy Corales; o coordenador municipal de Turismo, Victor Cunha; e o presidente da Câmara Portuguesa no Pará, Reginaldo Ferreira.