Cerca de 700 atletas dos Estados do Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Amazonas, Piauí e Ceará participaram do Campeonato Brasileiro de Judô da Região I, realizado no sábado, 22, e no domingo, 23, no Ginásio Poliesportivo de Marituba, disputando em cinco classes: Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21 e Sênior.
O campeonato reuniu atletas experientes, como a judoca Sarah Menezes, campeã olímpica em Londres 2012, e atletas que buscam oportunidades no universo do esporte, como os alunos atendidos pelo projeto Escola de Esporte - Polo Judô Rancho, mantido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel).
Ao todo, 14 atletas da Escola de Esporte – de todas as categorias da competição – participaram da competição, entre eles, Dariane Amanda Maciel, 16 anos, que disputou a categoria Sub-18 e levou para casa a medalha de ouro. “Ainda estou sem acreditar que conquistei essa medalha. Precisei superar o medo de ter sofrido uma grave lesão, o tempo de treinos parada, e agora, estou aqui, com a medalha de ouro”, declarou a jovem.
Os atletas que conquistaram medalhas na competição irão participar do campeonato nacional, que acontece ao longo do ano. “Vejo esta competição como um incentivo maravilhoso para estes meninos. A gente tem se dedicado diariamente e, mesmo que alguns não tenham conseguido a medalha, continuamos na certeza de estar formando cidadãos de caráter que ainda vão nos dar muito orgulho no esporte”, afirmou o professor e técnico da equipe, Gilberto Cruz.
Neste domingo, a competição que foi novidade na temporada foi a da classe Sênior, na qual a atleta Rosely Lacerda, de 23 anos, disputou. “Eu estou extremamente feliz por estar nessa competição e por saber que aqui estão reunidos atletas de muitos Estados. A própria Sarah Menezes é uma referência pra mim. E, assim como ela, também quero chegar no topo”, revelou a atleta.
Rose, como é conhecida, afirma que o esporte mudou sua vida. “Esse lugar tem sido um dos meus melhores acertos na vida, porque foi por meio dele eu mudei completamente. Meu comportamento era agressivo demais, me metia em muitas confusões e desde que passei a praticar judô, tenho sido outra pessoa. Mais centrada e determinada a vencer por meio do esporte”, completou.
Para o presidente da Federação Paraense de Judô, Alcindo Campos, o resultado dos atletas do Estado na competição regional tem sido satisfatório. “Temos vários atletas conseguindo bons resultados, e isso também tem ocorrido em torneios nacionais. Ou seja, mostra o bom trabalho que vem sendo feito. Nosso objetivo maior é vê-los participando de grandes eventos em nível nacional”, declarou.
Emoção nos dois dias de competição
Apesar da pouca idade, Eduardo Miranda, de 11 anos, demonstrou muita determinação antes de enfrentar o adversário do Maranhão. Ele que há alguns meses sente a dor da perda do pai, encontrou forças no sonho dele para seguir nas competições. “Mesmo que eu sinta o nervosismo de estar nessa competição, acredito que meu pai está comigo em todos os momentos. É por isso que mantenho o foco, ouço as orientações do meu professor (Gilberto) e procuro dar o melhor. Se eu cair hoje, é para me levantar amanhã”, contou Eduardo.
A mãe de Eduardo o acompanha em todas as competições e, de acordo com ela, o esporte tem sido o melhor remédio para o filho. “A Prefeitura de Belém deu um presente para toda a comunidade do Jurunas e cada um tem sentido o efeito disso na sua vida. O Eduardo não deixou a tristeza tomar conta da vida dele, pelo contrário, fez do esporte o seu maior aliado”, disse Janice Castro.
Eduardo não foi medalhista nesta competição, mas deixou registrada sua determinação. “Eu quero ser referência no judô e levar o nome do meu Estado por onde quer que eu vá. Sei que vou chegar lá, e vou fazer questão de contar onde tudo começou”.
Confira a lista de atletas do Polo Rancho que conquistaram medalhas:
Sub-15:
Rafael Cauã Barbosa Botelho - Medalha de Bronze.
Nalbert Pantoja do Nascimento - Medalha de Bronze.
Sub-18:
Dariane Amanda Maciel – Medalha de Ouro.
Alison do Carmo - Medalha de Bronze.
Sênior:
Rosely Lacerda - Medalha de Bronze.