A segunda edição do programa Prefeitura no Bairro – a primeira ocorreu em Outeiro -, chegou a Águas Lindas com todos os órgãos e entidades da administração municipal prontos para atender as demandas da população. A ação começou nesta quarta-feira, 26, e segue até sexta-feira, 28, com atendimento das 08 às 13h, na Praça Central de Águas Lindas.
Para essa programação, a Prefeitura de Belém conta com a parceria da Prefeitura de Ananindeua e do Governo do Estado, já que o bairro fica localizado em área limite entre os municípios de Belém e Ananindeua. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e o prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, junto com todos os secretários municipais, reuniram com a comunidade para ouvir as demandas e verificar soluções.
De acordo com o prefeito Zenaldo Coutinho, é preciso somar forças para garantir melhores e mais rápidos resultados para os moradores de áreas limítrofes. “Não adianta um empurrar para o outro, os problemas são dos dois municípios e vamos somar forças para resolvê-los juntos”, avaliou o gestor da capital.
Os serviços levados ao bairro vão desde recuperação asfáltica, revitalização da iluminação pública, serviços de drenagem e desentupimento de esgotos, até emissão de documentos, serviços de saúde, informações sobre serviços de assistência social, atendimento jurídico, cadastros para cheque moradia, alistamento militar, oficinas de artesanato, distribuição de mudas para plantio e muito mais.
O coordenador do Unicef em Belém, Fábio Atanásio, disse que, em suas viagens pelo país, jamais se deparou com uma estrutura como a que viu em Águas Lindas. “Se engana quem pensa que é uma simples ação de cidadania, é muito mais, são as próprias secretarias dentro do bairro. Eu confesso que não esperava tudo isso, pois é uma estrutura complexa de se montar, é um exemplo para todo o país”, defendeu.
“Isso aqui com certeza vai ficar pra história da nossa comunidade. E nós já estamos vendo os resultados, já mudou a cara da nossa praça que está iluminada, limpa, bonita, e eu não tenho dúvidas de que virá muito mais”, comemorou o líder comunitário José Célio Góes, mais conhecido como Marcelo do Moara.
Para o estudante de Engenharia Civil Thiago Azevedo, de 33 anos, que mora na confluência dos dois municípios, o Prefeitura no Bairro é um evento único. Ele vive há mais de 20 anos na Rua Maceió, entre Maranhão (que faz parte de Belém) e Amazônia (que pertence a Ananindeua).
“Uma atitude como essa é louvável, tenho certeza que vai trazer melhorias pra toda a comunidade”, disse o estudante.
O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, garantiu que as melhorias continuarão após o encerramento do Prefeitura no Bairro. “Tivemos grandes dificuldades no início do ano por conta do período chuvoso, mas agora os trabalhos poderão continuar com maior intensidade, serviços de infraestrutura, educação, saúde. Estamos aqui justamente para juntos definir as prioridades”, destacou.
O próximo Prefeitura no Bairro será realizado pela Prefeitura de Belém no bairro do Tapanã e também contará com todos os orgão do município: secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), de Educação (Semec), de Finanças (Sefin), de Saúde (Sesma), de Habitação (Sehab), de Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel). Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém (GMB), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assitência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria também participam do atendimento à comunidade.