Adriana é uma cadela que carrega no corpo as marcas de uma triste história. Há cerca de dois meses ela estava em frente a um açougue, no conjunto Satélite, e foi atacada por um açougueiro que quase decepou sua pata esquerda dianteira. Em estado grave, a cadela foi recolhida pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e submetida a cuidados intensivos. O jogo virou para Adriana: ela se recuperou e foi adotada neste sábado, 6, na 19ª Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada pela Prefeitura de Belém em parceria com o Parque Shopping.
Adriana ganhou um novo lar e, por ironia do destino, vai morar no conjunto Satélite. Desta vez terá casa, comida, amor e uma missão especial: construir uma amizade com uma criança autista. "Para nós, do CCZ, é uma grande alegria ver um animal que sofreu tanto, passou por cirurgia de difícil cicatrização, ganhar uma nova oportunidade, agora com dignidade e carinho", ressaltou Altevir Lopes, gerente do CCZ.
O CCZ garantiu, ainda, vacinação antirrábica para cães e gatos no espaço da feira de adoção, no Parque Shopping.
A pedagoga Brenda Costa, 36 anos, e o filho de 7 anos são os novos anjos na vida da Adriana. "Eu já tinha interesse em ter um animal adotado para ajudar nas feiras de adoção e por conta do meu filho, que é especial. Vejo como positiva essa amizade, já que alguns estudos incentivam essa relação. A Adriana merece mais do que nunca ter um final feliz. Espero que outros animais não precisem passar por isso", afirmou.
Outros oito animais foram adotados na feira, como o filhotinho que o casal Fábio e Suelem Moraes levou para casa. "Viemos pagar uma conta e decidimos levar um cachorrinho para o nosso lar. Temos quintal e disponibilidade para cuidar dele", contou Fábio. O mesmo sentimento é compartilhado pela assistente de tesouraria Flávia Botelho, que optou por adotar uma cadela adulta. "Vou levar porque quero muito um animal e porque ela já é castrada. Eu incentivo muito a adoção, acho um gesto nobre", ressaltou.
Membros da Liga de Cosplayers do Pará fizeram questão de incentivar a adoção. Usando os trajes das personagens Chiquinha e Chapeuzinho Vermelho, atraíram muitos curiosos e conversaram sobre a importância da adoção. "As famílias que adotam acabam salvando uma vida. Eu queria unir o prazer de me fantasiar de Chiquinha com o amor que tenho pelos animais. Estou aqui para mostrar a importância da adoção e da castração", contou Gisele Vieira, que faz cosplay da Chiquinha há um ano.
A próxima Feira de Adoção está prevista para o dia 2 de junho, em local a ser confirmado. Para adotar um cão ou gato, além das feiras de adoção, o interessado deve procurar o CCZ, localizado no quilômetro 11 da avenida Augusto Montenegro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.