Cerca de 100 mulheres grávidas participaram nesta quinta-feira, 11, da 7ª edição do Baby Chá Coletivo, promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Coordenadoria da Mulher (Combel) na Casa de Plácido. A programação é uma iniciativa de proteção e defesa dos direitos das mulheres e também de seus filhos e uma das ações da Semana do Bebê, em Belém.
As futuras mamães que participaram do evento vivem em situação de vulnerabilidade social. Elas receberam das mãos do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, kits de enxoval com itens necessários para o bebê. “Este é um momento de confraternizar com estas mãezinhas pelo Dia das Mães que está chegando, mas também é um momento de preparação para a chegada dessas crianças. Mas o que nos une neste momento é esse amor que não é individual, e sim coletivo, pela vida de uma criança que vem”, disse o prefeito.
O kit é composto por fraldas descartáveis e de tecido, roupinhas, banheiras e produtos para higienização do bebê, além de redinha, mosqueteiro, entre outros itens.
O coordenador do Fundo das Nações Unidas para a Infância em Belém (Unicef Belém), Fábio Atanásio de Morais, destacou o trabalho da Prefeitura em prol das famílias. “A gente supervaloriza um momento como esse. Essa rede de pessoas comprometidas com as mães, as crianças, a gravidez, o parto, enfim, essa rede só existe pelo empenho e responsabilidade desta equipe. É a união de todos os envolvidos que cuida dessas crianças que estão vindo ao mundo”, declarou Fábio.
As Unidades Municipais de Saúde, o Propaz Belém, Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e o Combel foram responsáveis por fazer a pré-seleção das mulheres. E elas seguem sendo acompanhadas durante todo o pré-natal.
Presente - Foi a primeira vez que o casal Luane Raynara Castro, 19 anos, e Ricardo Pedro da Silva, 25 anos, participou da programação. Eles vieram da ilha de Cotijuba para se unir às famílias no evento. “Apesar de morarmos distante, a gente fez um esforço para estar aqui, porque é muito gratificante saber que o poder público está olhando por todas essas famílias”, afirmou Ricardo.
“Esse enxoval chegou como um presente pelo Dia das Mães e eu, como mãe, me sinto segura por todo o acompanhamento e prevenção que estou recebendo. Nunca houve uma gestão igual a essa, que não precisou beneficiar um ou outro, o coletivo está tendo oportunidade”, disse Luane.
Amor - E no meio de tantas histórias que se uniram na Casa de Plácido, uma chamou atenção pelo rumo que tomou. A jovem Shirlene Lisboa, 17 anos, grávida de cinco meses, é a protagonista e a prova viva da capacidade de se mudar de vida por amor. Há alguns meses a jovem foi detida por portar entorpecentes, fato que ocorreu, segundo ela, fruto da influência de más companhias. A gravidez de Kaleb provocou uma reviravolta em sua vida: agora seus dias são de dedicação aos estudos para completar o ensino fundamental e de cuidados com a própria saúde.
“Quando descobri a gravidez foi um susto para mim e minha família, mas também foi ali que surgiu a minha oportunidade de escolher o que realmente queria para as nossas vidas. Tudo que faço é pensando no meu filho. Por ele quero ser outra pessoa, fazer as coisas certas. Estou vendo toda minha família envolvida e eu sei que, depois que descobri a gravidez, só vem acontecendo coisas boas na minha vida. E esse momento (Baby Chá Coletivo) é um desses. Estou muito feliz e ansiosa para o primeiro domingo sendo uma verdadeira mãe”, afirmou Shirlene.