Pesquisar

Tapanã recebe "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17

Foto: Fernando Sette - Comus
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17
Tapanã recebe  "Prefeitura no Bairro" a partir desta quarta-feira, 17

Rose Maria Pinheiro, com a netinha Gisele, festejou a possibilidade de conseguir castrar os dois cachorros e três gatos que tem em casa

Há 16 anos, Maria de Lourdes Guimarães, 58 anos, mora no bairro do Tapanã. Foi lá que ela montou o pequeno comércio onde prepara e serve refeições caseiras, de onde tira o sustento da família. Sempre atarefada, mal consegue um tempinho para resolver coisas simples, como acompanhar a neta para emissão do passe fácil estudantil. Para facilitar a vida da dona Lourdes e milhares de outros moradores,o Tapanã vai ser reecebr a terceira edição do Programa "Prefeitura no Bairro", que será realizado a partir desta quarta-feira, 17, até a sexta-feira, 19, no clube da Big Ben.“A gente até tenta arrumar um tempo para resolver tudo o que precisa, mas a distância atrapalha, e com o programa aqui no Tapanã vai ser maravilhoso, não vou precisar me abalar para longe, vai ter tudo aqui, pertinho de casa. A Tainá (neta) vai já tirar o passe fácil que a gente tanto precisa.Acho até que vou nos três dias. Faz tempo que não vou à Unidade de Saúde”,afirmou a comerciante.

Ao todo, 21 órgãos municipais estarão reunidos no bairro levando, além de serviços que incluem testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, orientação nutricional, vacinação e aferição de pressão; atendimento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que estará no local castrando e imunizando cães e gatos;distribuição de mudas e educação ambiental feita pelos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma);emissão de carteiras de identidade apenas nos dias 17 e 18; atendimento jurídico, emissão de cartões Passe Fácil, credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos, inscrição para o Cadastro Único (CadÚnico) e orientação e encaminhamento para serviços de assistência social, a possibilidade de um canal de diálogo com os secretários municipais que participam diretamente do evento, atendendo as demandas da população. “A gente entende que muitos anseios da população conseguem ser solucionados em uma simples conversa, e isso foi constatado nas outras duas edições do Prefeitura no Bairro”, explica a titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Nazaré Costa, que coordena o projeto.

Ainda de acordo com Nazaré, em cada bairro há uma demanda diferente, o que faz com que a edição seguinte se torne ainda melhor. “A gente vem aprimorando os serviços, buscando levar para o cidadão aquilo que, de fato, ele necessita, sem precisar se deslocar do seu bairro. A falta de tempo hoje das pessoas leva elas à uma certa negligência até com sua própria saúde, e com o projeto, nós levamos os médicos para atendimento in loco”, considerou.

Nas duas primeiras edições do "Prefeitura no Bairro", no distrito de Outeiro e em Águas Lindas,os atendimentos ultrapassaram a marca dos 25 mil, o que para a secretária da Segep, reforça o papel da gestão municipal. “Esses números só nos mostram que quem ganha é, de fato, a população. Ela é que está usufruindo o que é seu por direito, é para ela que estamos montando esses mutirões e ouvindo de perto os anseios. Às vezes uma simples orientação que alguém receba nestas ações, pode estar ajudando um problema que há tempos não tinha solução”, avaliou.

O trabalho integrado das secretarias não acontece apenas nos três dias do programa,a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan),por exemplo,tem intensificado as operações de recuperação asfáltica nas principais vias do Tapanã, além de roçagem, capinação e limpeza dos espaços públicos.Maria de Lourdes e o restaurante da família foram diretamente benefiados com esta ação preventiva da Prefeitura que, segundo ela, melhoraram até as vendas. “Com esse intenso tráfego de carros pesados aqui na Rodovia do Tapanã, não tem asfalto que resista, era lama pra todo lado. Depois que passaram o asfaltou ficou uma maravilha, a freguesia voltou a aparecer para sentar na porta do meu estabelecimento, sem medo de um banho”, conclui.

Além dos serviços de limpeza da área, outra grande ação foi coordenada pelas equipes da Ordem Pública, que durante o último final de semana estiveram na praça principal do conjunto Cordeiro de Farias, orientando proprietários de estabelecimentos comerciais e vendedores ambulantes, garantindo a desobstrução de vias e calçadas. A coordenadora da ação,Elizete Cardoso, destacou o empenho das equipes que envolveu as secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon). “Nosso objetivo é orientar a população para que ela se adeque ao que o código de posturas do município de Belém determina. Algumas pessoas agem fora dos padrões determinados não por indisciplina, e sim por falta de conhecimento, e este é nosso papel, ajudar a construir uma Belém melhor e mais organizada”, reforçou Elizete.

O autônomo Arnaldo Rodrigues, 41 anos, entendeu o objetivo da operação no bairro. "A gente que vende aqui pela Praça, precisa manter a organização do espaço e estar habilitado para isso. Não tem o que achar ruim, se não estamos fazendo nada errado, temos mesmo é que valorizar o que a Prefeitura faz. Todo mundo espera viver em um lugar melhor, então ta na hora de colaborar para isso também", avaliou.

Quando soube que o Prefeitura no Bairro chegaria ao Tapanã, a dona de casa Rosa Maria Pinheiro, 43 anos, festejou a notícia. Ela que,recentemente,acompanhou de perto a entrega da nova escola Municipal Elvira Sacramento Quadros, de tempo integral para as crianças do bairro, disse que chegou seu momento de desfrutar dos benefícios que a gestão municipal está lhe proporcionando. “Ah, eu já tava tão feliz desde que o prefeito Zenaldo (Coutinho) veio aqui entregar essa escola, onde as crianças aqui do bairro vão poder ficar enquanto os pais trabalham, e eu já recebo essa boa notícia do “servição” aqui, é hora de botar esses gatos e cachorros tudo pra castração. A gente não tinha como levar dois cachorros e três gatos lá no Zoonoses, essa vai ser a hora certa”, adiantou.

Além da escola em tempo integral recém inaugurada, o Tapanã conta ainda com uma Unidade Básica de Saúde e o Centro de Convivência Zoé Gueiros que atende a demanda da população do bairro e entorno.  

Atendimentos – Com o mutirão de serviços, a Prefeitura de Belém leva até os bairros ações das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assitência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.

Para ter acesso aos serviços é necessário apresentar um documento de identificação com foto.

Relacionadas: