Cerca de 800 pessoas que fazem parte do projeto Força Jovem Universal (FJU) no Pará, desenvolvido pela Igreja Universal, tiveram uma manhã diferente, neste sábado, 20. Através de uma parceria com a Prefeitura de Belém, eles estiveram no Bosque Rodrigues Alves para dar uma ajuda extra na manutenção e limpeza do espaço. O objetivo da ação era fomentar nos jovens o espírito de cidadania, enquanto eles aprendiam um pouco mais sobre meio ambiente e a importância de preservar as áreas verdes da cidade.
De acordo com o coordenador geral da FJU, Pastor Antônio Moraes, a ação faz parte de um projeto de cidadania desenvolvido pela igreja, que de 15 em 15 dias atua em alguma área da cidade. Esta foi a primeira vez que o projeto foi recebido pelo Bosque. “A gente cobra muito do poder público, mas muitas vezes não fazemos a nossa parte. A gente vê que falta conscientização, por isso queremos fazer algo diferente com este trabalho. É importante que os jovens valorizem estes espaços da cidade e que desenvolvam esta consciência ambiental”, explicou o pastor.
Para os funcionários do Bosque Rodrigues Alves, a ação foi um preparatório para a Semana do Meio Ambiente que será iniciada dia 02 de junho, no local. “Para a nossa equipe esse tipo de ação é muito importante já que são jovens que vão receber essas orientações e poderão replicá-las depois, passar isso adiante. Além disso, já estamos nos preparando para a Semana do Meio Ambiente”, afirmou a diretora do Bosque, Lindomar Alves da Silva.
A ação que começou às 8h da manhã seguiu até às 12h, e envolveu a limpeza de pontes, monumentos, placas, viveiros, parte externa do chalé e folhas caídas. O empresário Mário Pacheco, de 36 anos, foi um dos que acordou mais cedo para ajudar no trabalho. “É importante porque podemos aprender mais sobre fauna, flora, o que pode e o que não pode fazer na limpeza de uma área como essa. É muito gratificante”, disse Mário.
Projeto ReplantAÇÃO – O que os jovens da igreja Universal viveram neste sábado, faz parte da rotina da equipe de limpeza do Bosque. Equipe esta que diariamente cuida da manutenção de uma área total de 150 mil metros quadrados, mais de 300 espécies de árvores e 63 de fauna. Um trabalho que envolve colaboradores das secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Saneamento (Sesan), e também internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe).
O projeto ReplantAÇÃO é fruto de uma parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Belém, que visa através da manutenção e limpeza de áreas verdes da cidade, como o Bosque e a Granja Modelo, ressocializar internos de regime semiaberto.
“Eles compõe a nossa equipe permanente de limpeza, que está aqui diariamente, e que aos finais de semana conta com o apoio da Sesan, então o nosso trabalho de educação ambiental começa por eles”, conclui a diretora do Bosque, Lindomar Alves da Silva.