A sexta edição da Semana do Bebê da capital paraense, promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), teve início na tarde desta segunda-feira, 22, no auditório da Fundação Cultural do Pará (Centur). A cerimônia contou com apresentações culturais de crianças, jovens e adultos e com o sorteio de brindes para as grávidas convidadas.
O evento, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), tem o objetivo de priorizar na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a 06 anos de idade. Neste ano, a temática principal da programação é a obesidade infantil.
De acordo com o coordenador do Unicef em Belém, Fábio Atanásio de Morais, "a cada ano é escolhido um tema para ser abordado, e, com o alto índice de crianças acima do peso, esse ano o tema tema central foi esse”. “A obesidade já é um problema de saúde pública e em muitos casos a pessoa quando vê a obesidade infantil ela associa à criança saudável, e nós precisamos desconstruir isso, portanto, este é um tema que precisa ter mais visibilidade", destacou Fábio.
"Essa edição contou com o esforço de cada servidor que se dedicou para que tivéssemos esse sucesso da Semana do Bebê, e mais que isso, é fazer no seu dia-a-dia a acolhida das nossas crianças que vêm desde o momento que estes funcionários auxiliam as mamães nas Unidades de Saúde, nas escolas da rede municipal e demais momentos da vida", destacou o prefeito Zenaldo Coutinho, que enfatizou ainda, o trabalho que é feito com crianças nas escolas. "Em nossas escolas temos diversas crianças portadoras de deficiência, que são acolhidas e tem melhorado o seu desempenho, e isso é fruto do esforço conjunto. Logo, para entender as crianças é preciso amar, e a dedicação de todos os presentes é um gesto de amor e carinho".
O evento contou com, cerca de, 700 mães e crianças dos diversos bairros de Belém. Luana Melo Rodrigues, 27, foi uma das mães que participou da cerimônia. Grávida de cinco meses do segundo filho, ela conta que os temas abordados são fundamentais para todas as mães. "Nunca tinha participado de um evento como essa e, para minha surpresa, foi maravilhoso. Esse é mais um momento para aprender a cuidar dos nossos filhos. Além disso, a gente vê um gestor se preocupar com as crianças, o que é maravilhoso", avaliou a dona de casa.
Belém é a primeira capital brasileira a ter, por lei, a Semana do Bebê, que faz parte do calendário anual da cidade.
BEBÊ PREFEITO
Antes mesmo da 6ª Semana do Bebê ser aberta oficialmente, durante a manhã de ontem, o prefeito de Belém já estava na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará para entregar, simbolicamente, a chave da cidade ao primeiro bebê nascido na segunda-feira, 22. O felizardo foi o recém-nascido Diogo da Silva, que nasceu às 4h17, com 2,670 kg e medindo 47 centímetros. Ele recebeu o título de “Bebê Prefeito” por ter sido a primeira criança a nascer no início da Semana do Bebê.
Zenaldo Coutinho afirmou que a ação é simbólica e reforça a necessidade de que todos – Município, Estado e Sociedade – estejam juntos para fortalecer a rede de proteção às crianças. “É importante que a gente reforce todas as nossas políticas públicas de acolhida e atenção aos bebês de nossa cidade”, declarou.
Diogo é o primeiro filho de Rayane da Silva Pinheiro, 20, que ficou surpresa ao receber um enxoval completo da Prefeitura de Belém, com banheira, rede berço, fralda, roupinhas, sapatinhos, toalha, entre outros produtos. “Eu fico muito grata por ter sido presenteada com tudo isso. Fiquei sabendo que o meu filho foi o primeiro bebê a nascer no dia, e tinha recebido título de Bebê Prefeito, mas a gente não esperava tudo isso. Pra mim é uma alegria enorme”, afirmou a nova mamãe.
Rayane fez todo o pré-natal na Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Curió e recebeu, ainda, da Prefeitura a garantia de que Diogo será acompanhado e receberá toda assistência pelos próximos anos através das unidades de saúde municipais. “Vamos continuar acompanhando o Diogo e isso se estende até a família dele, já que também vamos verificar se a mãe já está inscrita no programa Bolsa Família, para caso ainda não esteja ser encaminhada para um CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. Eles vão receber todo o apoio da Rede Municipal”, garantiu a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Noeme Barbosa.
*Com colaboração de Kennya Corrêa