Com a temática voltada ao combate à obesidade infantil, a 6ª Semana do Bebê encerrou neste sábado, 27, com a participação de vários órgãos da Prefeitura de Belém, atuantes na rede de proteção, atenção e acolhida de bebês, crianças e suas famílias. As atividades foram realizadas no estacionamento do Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN), no bairro de Nazaré.
Promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), o evento teve o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) e priorizou na agenda do município o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de zero a 06 anos de idade.
O encerramento teve programação cultural e prestação de serviços às famílias. A dona de casa Maria Moraes e Lima e seu esposo, Edilson dos Santos, levaram a filha, Erika de Lima Ramos, de 04 anos, para participar das ações. “Além de participar da apresentação cultural da unidade de educação onde estuda, a trouxemos para aproveitar outros serviços como a escovação bucal e a orientação nutricional. Achamos importante ela ter esse tipo de vivência e saber aproveitar o que a Prefeitura oferece de serviços direcionados às crianças”, avaliou Maria Moraes.
A avaliação física e orientação nutricional que a família da pequena Erika recebeu foi uma das ações que as nutricionistas da Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) realizaram durante o dia. A iniciativa também é levada às escolas municipais para orientar na alimentação saudável das crianças visando o bom desenvolvimento e o crescimento delas.
O pequeno Gabriel Santos, também de 04 anos, acompanhado da mãe Lene Santos, aproveitou as oficinas oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semec). “É a primeira vez que participamos e está sendo muito interessante por ser uma oportunidade de aproveitar vários serviços e ações em só lugar”, afirmou a mãe.
A Semec ofereceu, além de oficinas sobre várias temáticas e contação de histórias, apresentações culturais de alunos das unidades de Educação Infantil do Barreiro, Cremação e Aurá. Para a diretora geral da Semec, Luanda Freire, o evento é a intensificação de um trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Nós buscamos reunir durante a Semana do Bebê tudo que realizamos, procurando fortalecer a educação das crianças e trazendo a família para participar junto”, afirmou a diretora.
De acordo com a coordenadora da Combel, Noeme Barbosa, a programação é a culminância de todas as ações e serviços oferecidos ao longo da semana. “Esse ano tivemos uma participação maior das famílias, a procura foi muito positiva. Nesta edição, trouxemos uma nova parceria, com a Defensoria Pública, com o programa ‘Pai Legal’ que teve grande procura”, avaliou a coordenadora.
Participaram também do evento, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa), com a rede de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e o serviço de inscrição no CAD Único; a Secretaria de Saúde (Sesma), com vacinação contra gripe e atendimento de atenção às mães e bebês; a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), com oficinas de material reciclável e brinquedos educativos, voltados para educação ambiental.
A programação contou ainda com a emissão de certidão de nascimento para crianças de até 12 anos, da Secretaria de Estado de Assistência Social Trabalho Emprego e Renda (Seaster); emissão de RG, oferecido pela Defesa Civil; emissão de passe fácil estudantil, sênior e especial, pela Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob). A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) também esteve presente com o “Brinca Belém” garantindo o lazer das crianças que se divertiram, também, com os palhaços do Circo Mega Show.
Ao final do evento, as grávidas puderam participar do sorteio de brindes e o oferecimento de 30 pacotes de fraldas, além do serviço de corte de cabelo e limpeza de pele.