Cerca de 200 manipuladores de alimentos da rede municipal ensino participaram do treinamento realizado pela Fundação de Assistência ao Estudante (Fmae) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária nesta quarta-feira, 31, na Escola Estadual Tecnológica Anisio Teixeira.
O treinamento discutiu o papel e atuação desses servidores na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Um circuito de palestras abordou as diretrizes do Pnae, orientações de boas práticas de manipulação, contaminação de alimentos e outros assuntos considerados fundamentais para o dia a dia dos manipuladores, como controle de estoque, cálculo de refeições servidas e outros.
Stella Avelar, do Debisa, ressaltou a necessidade de atenção à higiene, desde a aquisição dos alimentos, manuseio até o momento em que os alunos são servidos. “Os alimentos também podem ser meios de transmissão de doenças, se não forem bem manuseados. Diante disso, é fundamental que o manipulador saiba a importância que o controle de temperatura dos alimentos tem para evitar a multiplicação de microrganismos. Este cuidado está tanto no armazenamento dos perecíveis, como carne e ovos, como na refeição já finalizada”, explicou.
Merendeira há 18 anos na Unidade de Educação Infantil Monte Alegre, Eliza Nascimento, diz que evita perder os treinamentos oferecidos pela Prefeitura de Belém. “Eu preparo merenda para crianças de até seis anos de idade, então o cuidado é dobrado. Cozinho para eles como se estivesse preparando para a minha filha, por isso não perco a oportunidade de atualizar para continuar fazendo este meu trabalho com todo o meu amor e carinho”, enfatizou.
Ao todo, a rede municipal possui 800 manipuladores de alimentos. Destes, 400 já passaram pelo treinamento. Já a outra metade terá o treinamento disponível durante o segundo semestre deste ano.