O calçamento de pedras portuguesas do entorno do Bosque Rodrigues Alves passa por revitalização dos pontos danificados ao longo dos nove mil metros quadrados de extensão. O serviço deve ser finalizado em trinta dias.
Quem transita pela área já percebe as melhorias, como a aposentada Helena Gama, 52, que precisa passar pelo local, quase diariamente. "Tinha muito buraco e representava risco de tropeçar e cair, além de que dificultava a circulação de cadeirantes e de quem faz caminhadas", ressaltou a aposentada que já comemora o passeio público já com trechos recuperados.
O serviço começou na semana passada e está concentrado entre da travessa Lomas Valentina, entre as avenidas Almirante Barroso e Rômulo Maiorana. Na noite desta segunda-feira, outra frente de trabalho atuará no trecho da Almirante Barroso, entre as travessas Lomas Valentina e a Perebuí. Posteriormente, o serviço avançará para os trechos da Rômulo Maiorama e Perebuí.
“A exemplo das calçadas das praças da República e Batista Campos, o trabalho é minucioso, pois novas pedras portuguesas são colocas, uma a uma, onde há falhas no calçamento. Depois de assentadas, recebem a aplicação de um tipo de argamassa para evitar que elas se soltem”, explicou o diretor de Obras Civis da Seurb, Reinaldo Leite.
Após a conclusão do trabalho, será feita a lavagem das calçadas para remover resquícios de material de obra e ressaltar a beleza das pedras portuguesas.