Em Belém, beneficiários do Programa Bolsa Família na Saúde precisam fazer o registro do acompanhamento até o dia 30 de junho para não ter o pagamento bloqueado. Para atingir as mais de 90 mil famílias que precisam realizar o registro, órgãos da Prefeitura de Belém estão atuando em parceria.
Parceria entre a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) permite que as famílias que têm crianças de até 7 anos, gestantes e mulheres com idades entre 14 e 44 anos façam o registro do acompanhamento em uma das unidades de saúde ou se dirijam até um dos 12 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou à Central do Cadastro Único (CadÚnico, na avenida Augusto Montenegro), que conta com uma equipe da Sesma para avaliação de estado nutricional.
A coordenadora do Bolsa Família, Dayse Penafort, explica que até o momento foi registrado o atendimento de cerca de 12,41% do público. “Nós estamos intensificando essa informação do prazo junto às famílias para facilitar o lançamento das informações no sistema e, também, para que ninguém tenha o benefício bloqueado por não comparecimento às unidades", afirma.
Nesta terça-feira, 6, a música Rosângela de Nazaré Alcântara, 38 anos, esteve na central do CadÚnico para atualizar o Bolsa Família. Ela teve o benefício cancelado no mês de maio e só descobriu que o cadastro estava desatualizado quando precisou sacar o valor.
“Tomei um susto na hora do saque, fui retirar o valor e vi que estava bloqueado, por isso juntei os documentos necessários e corri para a central”, conta Rosângela, que é mãe de Adhair Raquel, de 7 anos. “Nem me imagino perdendo esse benefício. Há seis anos é com ele que consigo manter as despesas da minha filha”, afirma.
Paralelamente ao registro do acompanhamento do PBF na Saúde, a Funpapa, por meio da Central do CadÚnico e dos Cras, faz a atualização cadastral das famílias PBF para que continuem acessando os programas do Governo Federal.
Os documentos necessários para a atualização cadastral são: comprovante de residência, preferencialmente a conta de energia; Número de Identificação Social (NIS) do responsável familiar; e carteira de trabalho. Já para o registro do acompanhamento do Programa Bolsa Família na Saúde é necessário levar número do NIS, carteira do pré-natal e carteira de vacinação.