Passe de bola, drible, domínio e chute são habilidades fundamentais para se obter a vitória em uma partida de futsal, mas acima dos quesitos técnicos estão o aprendizado de valores como respeito, união e disciplina. Foram esses os sentimentos que motivaram na noite desta quarta-feira, 7, cerca de 450 estudantes da rede municipal de ensino de Belém para o III Torneio de Futsal para a EJA. O evento, que reúne alunos da Educação de Jovens e Adultos, é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), e irá até o próximo dia 9 no Ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL).
Tornar a prática esportiva uma ferramenta educacional tem surtido efeito positivo na capital paraense e vem atraindo cada vez mais jovens para as salas de aula. “Os alunos encontram no esporte um estímulo a mais para frequentar a escola, e o resultado disso é o número crescente de alunos matriculados com melhor desenvolvimento escolar”, disse a secretária de educação, Rosinéli Salame, no evento.
Na abertura do torneio houve desfile de apresentação das escolas participantes, hasteamento de bandeiras e condução da tocha dos jogos pelo estudante da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, Rafael Vidal, 16. Houve ainda uma competição que elegeu a Rainha da EJA do ano de 2017. A vencedora foi da jovem da 3ª totalidade Deise Gomes, 19.
“Estou feliz por representar todo o grupo de estudantes da EJA, pois nós sabemos o quanto é árdua a caminhada de quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo”, afirmou Deise. “Agora vou me preparar para o torneio, que só esta começando e reunirá muita emoção e raça”, acrescentou.
Participam do torneio 25 escolas representadas por equipes na faixa etária de 15 a 17 anos para a primeira categoria e acima de 18 anos para a segunda categoria. Os 56 times formados disputam no sistema “mata-mata”, pelo qual a equipe que perde é eliminada.
“Nós nos sentimos gratificados com o avanço no número de inscrições este ano, já que em 2015 participaram 17 escolas e em 2016 apenas 19”, entusiasmou-se a coordenadora do Departamento de Educação Física da Semec, Sônia Massoud.
Entre os atletas das 47 equipes masculinas presentes estava Franciomar Barbosa, 16. Para ele, o futsal é o esporte que transforma vidas. “Eu não queria saber de estudar, vivia na rua, bebia com meus colegas e até participava de uma torcida organizada”, revelou. “O esporte mudou minha vida e tem sido o meu maior incentivo para os estudos”, afirma.
“Este é o maior objetivo do esporte, proporcionar o incentivo e a socialização, por isso costumo dizer que vencer o campeonato é apenas um detalhe, já que além da vitória coletiva de um jogo está a vitória pessoal que cada um desses estudantes vem adquirindo em suas trajetórias de vida através da modalidade”, destacou, emocionado, o professor de Educação Física Itair Medeiros, que acompanha os estudantes da Escola Ida de Oliveira.
As equipes vencedoras do III Torneio de Futsal serão premiadas na sexta-feira, 9, com medalhas e troféus simbólicos de ouro, prata e bronze.