Morador do bairro Castanheira, Rivaldo Reis, de 19 anos, concluiu o Ensino Médio e agora tenta uma vaga no mercado de trabalho. Apesar de muita disponibilidade e procura, ele tem percebido as dificuldades de um jovem para conseguir emprego, mas garante que está longe de perder a esperança. “Procuro realizar cursos para preencher meu currículo e assim, ter mais oportunidades no mercado de trabalho”, conta.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2017, indicam uma taxa de 14,5% de desempregados em Belém. Para reduzir esse índice, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza um curso de Informática Básica para jovens dos bairros do Castanheira e Curió Utinga. São ofertadas 44 vagas, nos turnos da manhã e tarde e as aulas são realizadas no caminhão do Senai, totalmente equipado com o material para as aulas. O veículo vai ficar em um estacionamento na Rodovia BR-316 no bairro do Castanheira, durante todo o curso, para facilitar o acesso dos alunos.
De acordo com o instrutor de Informática do Senai, Ederson Medeiros, o curso de 160 horas ensina como utilizar o computador e suas ferramentas. “É voltado para pessoas que não possuem conhecimento de informática. Ensinaremos as técnicas básicas para utilização do computador, programa de edição de texto e planilhas, programas utilizados diariamente em qualquer profissão”, explica.
Para Rivaldo o curso veio em boa hora. “Não sei nem o básico e nesses três meses pretendo tirar o máximo e conseguir um vantagem para uma futura vaga de emprego”, planeja o jovem.
A estudante de tecnologia de alimentos, Giseli Alves, conta que a necessidade de usar vários programas de edição de texto na universidade foi o motivo do interesse pelo curso. “Preciso ter uma prática nessas ferramentas, como não tinha condições de pagar um curso de informática, aproveitei a oportunidade e fiz minha inscrição, minha visão também é para o futuro, ao sair da faculdade já terei no currículo um curso de informática”, destaca.
Segundo o titular da Sejel, Wilson Neto, o curso é uma excelente oportunidade para os jovens se qualificarem para o mercado de trabalho. “A intenção é fazer com que a nossa juventude tenha mais oportunidade de se inserir no mercado de trabalho. Cursos como esse podem ser o diferencial para conseguir uma vaga de emprego”, ressalta.