Quando o assunto é a escolha do lanche, a maioria das crianças não tem dúvidas na hora de decidir entre salgados ou frutas. As guloseimas são a preferência e acabam interferindo na alimentação regular, inclusive dentro das escolas. Atenta a isso, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), levou até a Escola Alzira Pernambuco, no bairro do Marco, o Programa de Prevenção da Obesidade Infantil, para orientar pais e crianças sobre o assunto.
A ação ocorreu nesta quarta-feira, 21, e quinta-feira, 22, e atendeu aproximadamente 200 alunos da Educação Infantil ao 5º ano, com orientações e avaliação de peso e altura, além de capacitação para os professores realizarem um programa de educação continuada. No próximo dia 30 de junho, equipes da Copsan vão retornar à escola para reunir com os pais dos alunos.
Nesta ação, crianças de 5 a 9 anos de idade passaram por avaliação nutricional, com pesagem e medição de cada uma delas. Após a avaliação, elas participaram de atividades lúdico-pedagógicas com o uso de cartilha e tiveram um momento de entretenimento por meio do projeto “Brinca Belém”, da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), parceira da Copsan.
De acordo com a nutricionista da Copsan Ana Laura Paraguassu, a programação com os alunos teve resultados bastante positivos. “Quando você conversa com uma dessas crianças é possível descobrir a rotina que ela tem dentro e fora de casa, e este alimento nem sempre é adequado”, explicou Ana Laura. “Portanto, com essa troca de informações estamos fazendo um levantamento do estado nutricional destas crianças para que também sirva de parâmetro no município”, enfatizou.
Após a avaliação nutricional, quando há algum registro de aluno que necessite de atendimento, a Copsan comunica aos pais do aluno do resultado para que seja feito acompanhamento nutricional e social, realizado pela própria Coordenação.
A pequena Juliane Rocha Gomes, de 8 anos, não escondeu o entusiasmo durante as ações e já chegou contando para a nutricionista do que mais gostava de comer: uma marca de salgadinhos de milho industrializados. “A mamãe diz que preciso comer mais frutas, mas eu gosto mesmo é de besteira”, confessou. “Depois que a tia falou que eu preciso me alimentar bem... Prometo, vou comer (o salgadinho) só uma vez por semana”.
Banco de dados - Cerca de 600 crianças da rede municipal já foram beneficiadas com o programa somente este ano e as informações coletadas integram um banco de dados com o perfil nutricional, identificando crianças que se encontram em situação ou risco de desenvolver a obesidade ou algum outro distúrbio alimentar.
“É bom salientar, sobre a criança com excesso de peso, que isso não quer dizer que ela esteja saudável. Pelo contrário, este peso pode estar escondendo uma série de perigos que envolvem a saúde deste aluno. Desta forma, receber a equipe da Copsan aqui na escola foi muito válido, porque a gente tem a oportunidade de conhecer um pouco da rotina que eles possuem dentro de suas casas e também orientar os pais para que mantenham um certo equilíbrio quanto às chamadas guloseimas”, destacou a coordenadora pedagógica da escola, Fabíola Farias.
OMS - De acordo com dados do Ministério da Saúde, os índices de obesidade aumentaram em 60% nos últimos dez anos. E, em relação à obesidade infantil, um relatório preparado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou que 7,3% das crianças menores de 5 anos estão acima do peso.
Horta escolar - Na rede municipal de ensino os alunos têm incentivo para consumir alimentos naturais, frutas e hortaliças. Desde 2014 a Prefeitura de Belém desenvolve por meio da Fundação de Assistência ao Estudante (Fmae), o projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, com o qual os alunos passaram a semear, cuidar e colher alimentos que são consumidos no próprio ambiente escolar.
Com esta prática desenvolvida nas escolas já houve a mudança de alguns dados estatísticos que registram a falta de consumo de alimentos naturais no dia a dia na mesa dos belenenses. Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares 2008-2009, a mais recente divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre as capitais brasileiras Belém está em último lugar em consumos de frutas e hortaliças, com 26,9%.
Merenda escolar - Um dos alunos que garante que aproveitará as orientações para pôr em prática na rotina alimentar é Maxmiller Soares, 10 anos. A lista de “gordices” dele é extensa: sanduíche, sorvete, biscoito, refrigerante, coxinha com suco e salada com maionese. “Eu como salada sim, mas só se ela tiver maionese. Mas vou comer mais comidas saudáveis a partir de amanhã. A titia já avisou que é melhor pra mim. Na merenda de hoje eu sei que vai ter fruta, e disso eu gosto bastante”, afirmou.
A merenda escolar conta com um cardápio elaborado por uma equipe de nutricionistas que respeita os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e promove uma alimentação saudável e adequada para cada faixa etária. Alimentos regionais como açaí, jambu, chicória, cariru e pupunha estão presentes no cardápio.
 
                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                        
                                     
                                                     
                                                     
                                                    