Moradora da ilha de Cotijuba há mais de 30 anos, a batedora de açaí Nedina Pereira Reis, 55 anos, não escondeu a felicidade ao acompanhar o avanço das obras de pavimentação realizada pela Prefeitura de Belém na Avenida Magalhães Barata, primeira e principal via da ilha.
Segundo a moradora, “daqui pra frente a poeira não será mais problema”. Nem poeira, buracos ou lama. Com aproximadamente 1000 metros de extensão, o trecho inicial da Avenida Magalhães Barata, desde o trapiche até a Unidade Municipal de Saúde, está sendo beneficiado com obras de pavimentação em bloquetes, instalação de meio fio, drenagem superficial e calçadas. Mais de 30 operários atuam na obra que tem investimentos de mais de R$ 1 milhão.
“É uma alegria muito grande ver que esta obra tão importante para os moradores de Cotijuba está quase concluída e já trás benefícios para a ilha”, comemorou a comerciante, dizendo que não vai mais precisar trabalhar com as portas e janelas fechadas para barrar a entrada da poeira enquanto manipula o alimento.
Na manhã desta sexta-feira, 23, o prefeito de Belém Zenaldo Coutinho, vistoriou as obras em Cotijuba, junto com o presidente da Câmara Municipal de Belém, Mauro Freiras, os vereadores Fabrício Gama, Lulu das Comunidades, e secretários municipais.
“Estamos com uma frente de obras já bastante avançada para instalação dos bloquetes e, na sequência, atuaremos para a finalização do meio fio e calçadas. Todas essas intervenções estarão concluídas em meados do mês de julho, beneficiando toda a comunidade da ilha”, destacou Zenaldo Coutinho.
Por determinação do prefeito, ainda este mês, mais máquinas da prefeitura desembarcam na ilha com objetivo de executar limpeza e nivelamento de vias de acesso para as praias do Vai-Quem-Quer, Poção, Farol, Fazendinha, Funda, do Amor e Peixeira.
A Ilha de Cotijuba possui 12 comunidades e uma população estimada em mais de 10 mil moradores fixos. No mês de julho é opção para quem procura descanso e diversão durante as férias. Com mais de 20 km de praias, é banhada pelas Baías do Marajó e do Guajará. O acesso é feito por embarcações que saem do trapiche do distrito de Icoaraci. A viagem dura, em média, 40 minutos.
Quem também está satisfeito com as melhorias da Avenida Magalhães Barata é o mototaxista César Nascimento, 28 anos. “Esta obra de pavimentação da rua principal vai funcionar como ‘boas vindas’ para os turistas que chegam para nos visitar. Todo mundo gosta de ser bem recebido. Mas essa parte já é com a gente”, garantiu.