Pesquisar

Barreiro vai receber “Prefeitura no Bairro” nesta terça-feira, 27

Foto: João Gomes / COMUS
Barreiro vai receber “Prefeitura no Bairro” nesta terça-feira, 27
Barreiro vai receber “Prefeitura no Bairro” nesta terça-feira, 27
Barreiro vai receber “Prefeitura no Bairro” nesta terça-feira, 27
Barreiro vai receber “Prefeitura no Bairro” nesta terça-feira, 27
Barreiro vai receber “Prefeitura no Bairro” nesta terça-feira, 27

O comerciante Caubi Jerônimo mora no Barreiro com a família há 35 anos. No “Prefeitura no Bairro” ele pretende procurar a Codem para buscar informações sobre como legalizar a propriedade.

Com quatro edições e mais de 44 mil atendimentos realizados, o programa “Prefeitura no Bairro” chega ao Barreiro. A partir desta terça-feira, 27, até a quinta-feira, 29, todas as secretarias municipais atenderão a comunidade do bairro às margens do canal São Joaquim, entre as passagens Mirandinha e Stélio Maroja. Serão disponibilizados serviços de saúde, regularização fundiária, saneamento, mobilidade urbana, entre outros. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e os titulares das pastas municipais terão uma conversa com a comunidade sobre as principais necessidades do bairro no primeiro dia do evento.

Tem gente que já está com o dia marcado na agenda para não perder a oportunidade de apontar as principais demandas do bairro para o prefeito da cidade. “É bom esse tipo de coisa acontecer, porque a gente pode explicar o que se passa aqui e as melhorias que a gente quer”, afirmou o morador do Barreiro Caubi Jerônimo, de 60 anos.

O comerciante Caubi mora no bairro há 35 anos com a família. Ali, ele montou um pequeno comércio de produtos alimentícios na parte da frente da casa, do qual tira o sustento da família. Porém, até hoje a propriedade não foi legalizada, e ele pretende, durante o “Prefeitura no Bairro”, procurar a Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) para buscar informações sobre como legalizar a propriedade. “Aqui era tudo invasão quando eu cheguei. Foi crescendo, mas a gente não tem documentação. Tenho a maior vontade de legalizar isso aqui, porque já tive oportunidades de vender, mas não tinha documentação e não foi pra frente”, disse.

De acordo com a autônoma Maria Edinilza Lobato, de 57 anos, que também mora no bairro do Barreiro, uma das grandes demandas da comunidade ainda hoje é a legalização de títulos de propriedade. “Tem muita casa aqui que não tem título, principalmente porque para resolver essas coisas é longe, tem que enfrentar fila. Acho que vai ser muito bom ter isso aqui no bairro”, ressaltou ela, que pretende chamar toda a família para participar da programação.

O “Prefeitura no Bairro” ofertará, entre outros serviços, vacinação e aferição de pressão, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite; castração e imunização de cães e gatos; emissão de carteiras de identidade, CPF e certidão de nascimento; emissão de cartões Passe Fácil, credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos; inscrição para o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); e orientação sobre legalização fundiária. A programação irá de 8h às 13h.

O bairro do Barreiro é o quinto do município a receber o programa, que já passou por Água Boa, no distrito de Icoaraci, Águas Lindas, Tapanã e Cabanagem. “Nós chegamos aos bairros com toda nossa gama de serviços para o cidadão, seja um atendimento médico, emissão de documentos, até mesmo orientações sobre imóveis. A prefeitura está no bairro para pôr em prática aquilo que recebe de demandas”, declarou a coordenadora do programa e titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), Nazaré Costa.

Por dentro do bairro - Conhecido pelos altos índices de violência, o bairro do Barreiro vem recebendo atenção especial da Prefeitura de Belém. O investimento em educação, com a inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Erê em abril de 2017 e a reforma da Escola Municipal Inês Maroja têm garantido oportunidades para os jovens e crianças do bairro, assim como dado tranquilidade para as mães e pais que precisam deixar os filhos em ambiente seguro enquanto trabalham.

Durante a inauguração da Escola Erê, a mãe do aluno Vinicius, que frequenta o maternal, Suane da Costa, de 32 anos, ressaltou a importância de garantir uma boa estrutura e segurança para o filho, enquanto trabalha. “Deixar um filho numa creche é sempre um momento preocupante para qualquer mãe. O Vinicius estuda aqui desde quando tinha 1 ano e 7 meses, e hoje me sinto totalmente segura de deixá-lo aqui, porque sei que vou deixá-lo em um local bom, adequado e com profissionais competentes”, disse. “A gente vê que o dinheiro público está sendo bem empregado, pois dinheiro gasto com crianças, com educação, é sempre bem empregado”, concluiu.

No Barreiro, a Prefeitura de Belém tem reforçado ainda os atendimentos de saúde. Foi inaugurado em junho de 2016 a nova Casa Dia, centro de referência para atendimento de pessoas com doenças infectocontagiosas, que funciona de 8h às 17h na avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, próximo à travessa Barão do Triunfo.

Próximo dali funciona também o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Barreiro, localizado na avenida Pedro Álvares Cabral, 3456, que propicia proteção e assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: