A comerciante Ana Claudia Oliveira, de 26 anos, estava precisando resolver diversas pendências, mas devido ao trabalho não tinha tempo para ir a todos os locais que precisava. Problema resolvido com a quinta edição do programa Prefeitura no Bairro, que está no Barreiro. “Eu vim desde ontem resolver tudo o que precisava. Tirei minha carteira de meia passagem, identidade, trouxe meus primos para tirar o certificado de alistamento militar, vim fazer exames, tive atendimento nutricional... Isso aqui é maravilhoso”, afirmou Ana Claudia.
Depois de resolver tudo que tinha pendente, a aposentada Vera Maria Sarmento, de 66 anos, saiu satisfeita e esperançosa com o atendimento que recebeu no Prefeitura no Bairro. “Consegui tirar minha certidão de nascimento, que estava precisando, e me cadastrei no ‘Minha Casa, Minha Vida’, tomara que eu consiga realizar esse sonho”, disse.
Essa é a quinta edição do programa, que nos últimos quatro bairros visitados atendeu cerca de 45 mil pessoas. Durante o Prefeitura no Bairro estão sendo oferecidos serviços de orientação nutricional, avaliação oftalmológica e bucal, vacinação, consulta com clínico geral, testes rápido de HIV e sífilis; agendamento para emissão de carteira de trabalho, carteira de identidade, cartões Passe Fácil e credencial de estacionamento para idosos e deficientes físicos; inscrição para programas sociais através do CadÚnico; e muito mais.
Defesa Civil - Uma das tendas mais procuradas é a da Defesa Civil, que está cadastrando moradores que possam ter suas casas envolvidas em alguma situação de risco. “Em parceria com a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), a Defesa Civil trouxe o serviço do Cheque Moradia. Estamos dando laudo para aquelas casas que estão em situação de risco. O morador faz o cadastro e na semana seguinte nosso técnico vai até a casa e faz a avaliação”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Yan Miranda.
Com 150 senhas diariamente, a expectativa é de que 450 carteiras de identidade sejam expedidas nos três dias do programa no Barreiro. E para essa edição, a organização se preocupou em agilizar e organizar mais ainda o atendimento à população. “Nós fizemos algo muito mais mecânico e sistematizado. O cidadão vai passando por uma trilha até chegar no momento de ser atendido. Fica tudo muito mais organizado e rápido”, afirmou o representante do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Ray Moraes.
Educação e lazer - Os pais que precisam resolver questões de documentação, atendimento de saúde, mas não têm com quem deixar os filhos, também podem ficar despreocupados. Entre atividades no parquinho, brinquedos espalhados pelo local, os pais podem optar por deixar os pequenos nas mãos dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semec). Histórias, produção de cartinhas e leitura de livros são alguns dos atrativos.
“A ideia é confraternizar tanto alunos de escolas, como das demais crianças aqui do bairro, com produção de cartas, livros, pintura, e tudo mais. O objetivo é dar uma resposta para demandas de atividades nas redondezas e dar início a ações que englobem tudo isso. Ser um embrião de um acolhimento muito grande ao bairro do Barreiro”, disse o secretário municipal de educação, Marcelo Mazzoli.
Presente - Quem não estava precisando de nenhuma documentação ou serviço específico, também pôde usar o programa como forma de diversão. A Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) levou até o Barreiro, brinquedos, tênis de mesa e pebolim para diversão dos moradores. “Trouxemos o projeto ‘Brinca Belém’ para a população. E, em primeira mão, em parceria com o Prefeito Zenaldo Coutinho, anunciamos a construção de um campinho de futebol no local, que ficará pronto até o final do mês de julho, como forma de incentivo à prática do esporte”, anunciou o secretário Wilson Neto.
O Prefeitura no Bairro se encerra nesta quinta-feira, 29, com todos os serviços disponíveis para a população. O programa acontece às margens do canal São Joaquim, entre as passagens Mirandinha e Stélio Maroja.