“Tudo que vier para ajudar a comunidade é muito bom, especialmente num bairro como o nosso, tão carente, especialmente, destes tipos de serviços”, avaliou o autônomo José Reinaldo Pereira Favacho viu aliviado a 5ª edição do programa “Prefeitura no Bairro” chegar ao Barreiro. Ele enfrentou o calor e a fila para tirar a terceira via da carteira de identidade, com isenção da taxa de reemissão, no valor de R$38. José Reinaldo foi uma das cerca de 15 mil pessoas atendidas pelo programa, que leva, de maneira itinerante todos os serviços municipais, aos bairros da capital paraense.
O número de atendimentos foi comemorado pela titular da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, Maria de Nazaré Rodrigues da Costa, ao final do terceiro e último dia do “Prefeitura no Bairro” no Barreiro. “Estamos na quinta edição [do Prefeitura no Bairro] e acho que aqui foi o maior volume de pessoas. Estimo que tenhamos atendido 15 mil pessoas ao longo dos 3 dias. Os serviços mais procurados foram para emissão do cartão de meia passagem, carteira de identidade e certidões de nascimento”, detalhou. “Mas tivemos muita procura pelo serviço de oftalmologia da Sesma”, complementou. Maria de Nazaré explicou ainda que a iniciativa no Barreiro teve a forte adesão das lideranças comunitárias e chamou atenção que, além do conjunto de serviços, a solicitação por um mutirão de limpeza do canal foi prontamente atendida.
O gari Pedro Paulo Carneiro de Lima, morador do bairro, era um dos servidores empenhado na limpeza e desobstrução do canal do Barreiro. “O projeto é muito benéfico à população”, disse. “Embora o canal seja largo e não haja tanto alagamento, o maior problema é o acúmulo do lixo domiciliar”, ressaltou e “por isso, à medida em que limpamos, orientamos os moradores a não jogarem e nem depositarem o lixo dentro e na beira do canal”.
O atendimento do Centro de Controle de Zoonoses foi um dos mais solicitados. Com rapidez da aplicação da vacina anti-rábica, bichinhos e donos não esperaram muito. Erik Peniche, agente de controle de endemias do CCZ, contabilizava mais de 200 animais de estimação imunizados. “Está sendo bem ágil e os proprietários [dos pets] estão colaborando bastante”, disse.
Dignidade que emociona - Adriana Monteiro Azevedo, titular da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), foi uma das gestoras de órgãos públicos que atendeu a população pessoalmente. Durante os 3 dias de “Prefeitura no Bairro” no Barreiro, Adriana estimou que a FUNPAPA tenha feito 400 atendimentos. “Atendemos um senhor que perdeu um dos braços e que, desde então, estava em busca de atendimento sem conseguir e que também não recebia qualquer benefício. Após uma conversa, preparamos o encaminhamento dele para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e ele foi às lágrimas, emocionado por, enfim, conseguir. Quando nós ouvimos uma história assim, com um final feliz, nós ficamos tocados, emocionados por ajudar. Esse é o grande diferencial deste atendimento: ouvir, acolher e resolver”, finalizou.