Pesquisar

Prefeitura de Belém intensifica serviço de poda de árvores na capital

Foto: Oswaldo Forte
Prefeitura de Belém intensifica serviço de poda de árvores na capital
Prefeitura de Belém intensifica serviço de poda de árvores na capital
Prefeitura de Belém intensifica serviço de poda de árvores na capital
Prefeitura de Belém intensifica serviço de poda de árvores na capital
Prefeitura de Belém intensifica serviço de poda de árvores na capital

Trabalho começa na próxima terça, 4, na avenida Nazaré, no trecho entre a travessa Quintino Bocaiúva e a rua Joaquim Nabuco.

Mês de férias escolares e consequentemente de diminuição do fluxo de pessoas e carros na cidade, o mês de julho é também o ideal para que a Prefeitura de Belém intensifique serviços que, durante épocas de grande movimento, não podem ser realizados durante a semana, como a poda de árvores. Serviço essencial para garantir a segurança da população e a preservação dos espécimes espalhados pela cidade, a poda é normalmente executada uma vez por semana, geralmente aos sábados. Porém, em julho, esse serviço ocorrerá duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, de 8h às 15h. O trabalho começa na próxima terça, 4, pela avenida Nazaré, no trecho entre a travessa Quintino Bocaiúva e a rua Joaquim Nabuco.

“Como em julho a rotina da cidade muda, a gente consegue não só intensificar esse trabalho, como realizá-lo durante a semana, já que é um serviço que envolve desvios no trânsito, interrupção do fornecimento de energia no trecho onde o trabalho será executado. Então, realizá-lo com a cidade mais vazia é um facilitador”, explica o secretário municipal de meio ambiente, Fabrício Dias.

Depois da avenida Nazaré, entre Quintino Bocaiúva e Joaquim Nabuco, o trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) seguirá, no dia 6, para a avenida Governador José Malcher, entre as travessas Rui Barbosa e Benjamin Constant; no dia 11 chegará à avenida Generalíssimo Deodoro, entre as ruas Domingos Marreiros e Boaventura da Silva; no dia 13 à avenida Gentil Bittencourt, entre travessas Dr. Moraes e Benjamin Constant; no dia 18 à travessa Padre Eutíquio, entre rua dos Tamoios e avenida Conselheiro Furtado; no dia 20 à avenida Nazaré, entre Joaquim Nabuco e Generalíssimo Deodoro; no dia 22 à avenida Magalhães Barata, entre as travessas 14 de Abril e Castelo Branco; no dia 25 à travessa Quintino Bocaiúva com a rua Braz de Aguiar; e no dia 27 à travessa Castelo Branco, entre as avenidas Magalhães Barata e Gentil Bittencourt.

A poda de árvores é realizada pela Semma durante o ano inteiro em Belém e distritos, com o apoio das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). O trabalho envolve rebaixamento da copa de árvores, poda de limpeza, poda de correção para dar maior equilíbrio à estrutura das árvores e levantamento de copa.

São realizadas em média 450 podas por mês, via solicitação de munícipes, ou seja, houve cerca de 2.700 procedimentos nos últimos seis meses. Além disso, desde novembro de 2016 já foram podadas aproximadamente 875 mangueiras na cidade.

“Nós temos ações o ano inteiro em Belém, Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro e Cotijuba. O que muda em julho é que esse trabalho é realizado durante a semana na capital e intensificado, já que aos finais de semana atenderemos as demandas dos distritos”, disse o titular da Semma, Fabrício Dias, que espera contar com o apoio da população durante o mês de julho seja não estacionando veículos próximos de áreas onde estejam sendo executadas as podas, seja compreendendo as possíveis interrupções no fornecimento de energia elétrica e mudanças no trânsito dessas áreas.

Para solicitar vistorias e podas de árvores, a população deve se dirigir ao Protocolo da Semma. A Secretaria fica na travessa Quintino Bocaiúva, 2078. Solicitações também podem ser feitas no site http://www.belem.pa.gov.br/semma/site/.

Relacionadas: