Há 16 anos atuando no ciclismo, Fábio dos Anjos,foi um dos atletas contemplados pela Lei Guilherme Paraense,que beneficia iniciativas esportivas interessadas em receber incentivos do Poder Executivo Municipal. A lei estabelece que contribuintes municipais de IPTU e ISS podem direcionar até 20% dos seus impostos para os projetos escolhidos. Na noite dessa segunda-feira,3, ele e outras 95 pessoas receberam, das mãos Prefeito em exercício, Orlando Reis, e do Secretário Municipal de Esporte, Juventude e Lazer, Wilson Neto,os Certificados para Obtenção de Incentivo Fiscal (Coif).
Com uma ajuda de nove mil reais através dos incentivos fiscais, o ciclista pretende realizar o sonho de participar de uma competição fora do Brasil. “ O meu sonho era participar de uma competição fora do país, consegui a classificação para o Panamericano de Ciclismo. na Colômbia e com o dinheiro da lei poderei custear minhas passagens e hospedagem”, explica Fábio.
De acordo com o Prefeito em exercício, Orlando Reis, a Prefeitura de Belém, incentiva de todas as formas o esporte na capital paraense. “O esporte é um meio de inclusão social e vários projetos contemplados trabalham com isso e a Prefeitura de Belém, demostra através da lei Guilherme Paraense toda a importância do esporte para o nosso município”, ressalta.
Além de atletas, projetos sociais que usam o esporte como inclusão social são contemplados com a Lei,como é o caso do projeto “Dorinha”, que trabalha com crianças e jovens com deficiência física e intelectual, utilizando a prática do judô como forma de incentivo. A academia que funciona no bairro da Pedreira atende 170 atletas dos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba,e o dinheiro do incentivo fiscal é primordial para a manutenção do projeto. “É o quarto ano que fomos contemplados com a lei, com esse incentivo conseguiremos custear algumas reformas no nosso espaço e ajudar nas despesas de campeonatos que nossos atletas irão disputar”, explica a idealizadora do projeto, Ana Cecilia Moreira.
Segundo o titular da Sejel, Wilson Neto, esse ano 96 projetos foram aprovados no segmento de esporte e algo em torno de dois milhões e meio de reais serão investidos nos projetos. “Foram contemplandos vários projetos, de modalidades diversas, esse ano tentamos universalizar para que o maior número de modalidades fossem contempladas”,afirma o secretário.