Na manhã desta terça-feira, 04, o contador Isac Jorge, de 47 anos, pai de Sophia, de 7 anos, acordou atrasado para levar a menina para a aula de natação na Av. Nazaré. E mesmo no corre corre para chegar a tempo à aula, Jorge se surpreendeu ao dobrar na Av. Nazaré e encontrar o local repleto de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que em um esforço conjunto podavam com precisão as inúmeras mangueiras, no trecho entre a Travessa Quintino Bocaiúva e Joaquim Nabuco.
“É um trabalho importante. Deixa a cidade mais bonita e segura”, comentou o contador, que mesmo com pressa, fez questão de parar alguns segundos para contemplar o trabalho. “Esse é um momento muito propício pra esse trabalho. Férias, né! A cidade dá uma esvaziada”, enfatizou.
Jorge não sabia, mas foi exatamente para aproveitar o mês de férias escolares, que a Prefeitura de Belém, por meio da Semma, decidiu reforçar o serviço de poda de árvores na cidade em julho. Durante este mês, o serviço será realizado duas vezes por semana, sempre às terças e quintas, de 8h às 15h.
“O sol já é forte aqui, se não fossem as árvores o calor seria ainda pior. Então, é muito bacana esse trabalho. Tem que ter a manutenção dessas árvores mesmo”, afirmou o trabalhador autônomo, Edivaldo Barbosa dos Santos, que desde 1996 trabalha na Av. Nazaré, um dos principais corredores de mangueiras da cidade.
O trabalho que começou pela Av. Nazaré entre Quintino e Joaquim Nabuco, ainda vai passar pela Av. Governador José Malcher entre Trav. Rui Barbosa e Benjamin Constant, no dia 06; Av. Generalíssimo Deodoro entre Domingos Marreiros e Boaventura da Silva, no dia 11; Av. Gentil Bittencourt entre Dr. Moraes e Benjamin Constant, dia 13; Trav. Padre Eutiquio entre Tamoios e Conselheiro, dia 18; Av. Nazaré entre Joaquim Nabuco e Generalíssimo, dia 20; Av. Magalhães Barata entre 14 de Abril e Castelo Branco, dia 22; Trav. Quintino Bocaiúva com a Brás de Aguiar, dia 25; e Trav. Castelo Branco entre Av. Magalhães Barata e Gentil, dia 27.
“Escolhemos os principais corredores de mangueiras da cidade. São locais nos quais é difícil para atuarmos fora do mês de julho, por conta da grande movimentação, fluxo de veículos. E já em julho, com o trânsito mais tranquilo, em razão das viagens e das férias escolares, podemos atuar com tranquilidade”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Dias.
De acordo com o titular da Semma, o foco do trabalho é a prevenção. “Começamos a nos preparar para o inverno, que tem sido cada vez mais rigoroso na cidade, e o ideal é trabalhar agora, durante o verão e com a cidade mais vazia”, reforçou.
O serviço conta com o apoio das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), já que é necessária a interrupção do fornecimento de energia elétrica, no trecho, durante a poda; da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para interditar e ordenar o trânsito no local; e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) com a varrição e coleta do material proveniente da poda. São mais de 100 pessoas envolvidas no trabalho.