Pesquisar

Reforço na poda de árvores em Belém começa pela Avenida Nazaré

Foto: Tássia Barros - Comus
Reforço na poda de árvores em Belém começa pela Avenida Nazaré
Reforço na poda de árvores em Belém começa pela Avenida Nazaré
Reforço na poda de árvores em Belém começa pela Avenida Nazaré
Reforço na poda de árvores em Belém começa pela Avenida Nazaré

O reforço na poda das mangueiras será feito durante todo o mês de julho, duas vezes na semana, sempre com aviso prévio de interdição de vias

Na manhã desta terça-feira, 04, o contador Isac Jorge, de 47 anos, pai de Sophia, de 7 anos, acordou atrasado para levar a menina para a aula de natação na Av. Nazaré. E mesmo no corre corre para chegar a tempo à aula, Jorge se surpreendeu ao dobrar na Av. Nazaré e encontrar o local repleto de técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que em um esforço conjunto podavam com precisão as inúmeras mangueiras, no trecho entre a Travessa Quintino Bocaiúva e Joaquim Nabuco.

“É um trabalho importante. Deixa a cidade mais bonita e segura”, comentou o contador, que mesmo com pressa, fez questão de parar alguns segundos para contemplar o trabalho. “Esse é um momento muito propício pra esse trabalho. Férias, né! A cidade dá uma esvaziada”, enfatizou.

Jorge não sabia, mas foi exatamente para aproveitar o mês de férias escolares, que a Prefeitura de Belém, por meio da Semma, decidiu reforçar o serviço de poda de árvores na cidade em julho. Durante este mês, o serviço será realizado duas vezes por semana, sempre às terças e quintas, de 8h às 15h.

 “O sol já é forte aqui, se não fossem as árvores o calor seria ainda pior. Então, é muito bacana esse trabalho. Tem que ter a manutenção dessas árvores mesmo”, afirmou o trabalhador autônomo, Edivaldo Barbosa dos Santos, que desde 1996 trabalha na Av. Nazaré, um dos principais corredores de mangueiras da cidade.

O trabalho que começou pela Av. Nazaré entre Quintino e Joaquim Nabuco, ainda vai passar pela Av. Governador José Malcher entre Trav. Rui Barbosa e Benjamin Constant, no dia 06; Av. Generalíssimo Deodoro entre Domingos Marreiros e Boaventura da Silva, no dia 11; Av. Gentil Bittencourt entre Dr. Moraes e Benjamin Constant, dia 13; Trav. Padre Eutiquio entre Tamoios e Conselheiro, dia 18; Av. Nazaré entre Joaquim Nabuco e Generalíssimo, dia 20; Av. Magalhães Barata entre 14 de Abril e Castelo Branco, dia 22; Trav. Quintino Bocaiúva com a Brás de Aguiar, dia 25; e Trav. Castelo Branco entre Av. Magalhães Barata e Gentil, dia 27.

“Escolhemos os principais corredores de mangueiras da cidade. São locais nos quais é difícil para atuarmos fora do mês de julho, por conta da grande movimentação, fluxo de veículos. E já em julho, com o trânsito mais tranquilo, em razão das viagens e das férias escolares, podemos atuar com tranquilidade”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Dias.

De acordo com o titular da Semma, o foco do trabalho é a prevenção. “Começamos a nos preparar para o inverno, que tem sido cada vez mais rigoroso na cidade, e o ideal é trabalhar agora, durante o verão e com a cidade mais vazia”, reforçou. 

O serviço conta com o apoio das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), já que é necessária a interrupção do fornecimento de energia elétrica, no trecho, durante a poda; da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) para interditar e ordenar o trânsito no local; e Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) com a varrição e coleta do material proveniente da poda. São mais de 100 pessoas envolvidas no trabalho.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: