Pesquisar

Serviços municipais reforçam cuidados com a saúde masculina

Nas unidades de saúde de Belém, atendimento aos homens é feito com base nos eixos temáticos Acesso e acolhimento, Saúde sexual e reprodutiva, Paternidade e cuidado, Prevenção da violência e Acidentes e doenças prevalentes na população masculina. 
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Serviços municipais reforçam cuidados com a saúde masculina
Serviços municipais reforçam cuidados com a saúde masculina
Serviços municipais reforçam cuidados com a saúde masculina

ao centro, de azul, Guilherme Bahia escolheu o ciclismo como alternativa de vida saudável.

O técnico de informática Guilherme Bahia, de 51 anos, é um homem cuidadoso com a saúde. Além de manter uma alimentação regrada e saudável, Guilherme abandonou o hábito de se locomover de carro e percorre cerca de 16 km de bicicleta diariamente. Mas nem sempre a rotina do técnico foi exemplo vida saudável. “Chegou um momento da minha vida que eu percebi que havia algo errado. O meu peso não me deixava dormir direito. Andava muito cansado e estressado com isso, até que resolvi não deixar o pior acontecer e cuidar da minha saúde antes que fosse tarde demais. Comecei a praticar esportes e cheguei a perder 50kg”, relata.

Este pensamento preventivo não é tão comum entre os homens, o que normalmente resulta em diagnósticos mais tardios e agravos com a saúde. Para mudar este quadro e estimular cuidados que garantam o próprio bem-estar do público masculino, foi instituído o Dia Nacional do Homem, iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, comemorado em 15 de julho.

Em Belém, no ano de 2016, o número de internações de homens na rede pública foi superior ao de mulheres, em leitos cirúrgicos e clínicos. Ao todo foram realizadas 110 mil internações e destas, mais de 45 mil foram do sexo masculino.  “Esses dados reafirmam a necessidade de ampliarmos ainda mais as campanhas de conscientização que os ajudem a realizar exames com regularidade e, assim, evitem complicações em doenças que poderiam ser prevenidas ou controladas”, destacou a coordenadora da referência técnica da Saúde do Homem, da Secretaria Municipal de Saúde, Mariza Nogueira.

A  coordenadora fala ainda sobre a iniciativa do Ministério da Saúde, que lançou o pré-natal do parceiro em 2016. “O acompanhamento é promovido nas Unidades de Saúde buscando prevenir doenças, incentivar a prática do autocuidado e a partilha de responsabilidade. Entre os deveres dos pais durante este pré-natal estão a realização de exames de rotina, testes rápidos e carteira de vacinação atualizada”, explicou Mariza.

Atualmente a Sesma atua de acordo com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Os serviços estão disponíveis em unidades municipais de Saúde com o desenvolvimento dos eixos temáticos Acesso e acolhimento, Saúde sexual e reprodutiva, Paternidade e cuidado, Prevenção da violência e Acidentes e doenças prevalentes na população masculina. 

O aposentado José Maria dos Santos, 68 anos, já aprendeu que não deve procurar auxílio médico apenas quando está se sentindo mal. O seu histórico de fumante e hipertenso o faz procurar a UMS Tavares Bastos com frequência. “Realizo meu exames de seis em seis meses e não fico sem minha consulta anual com o urologista”, contou. 

Para facilitar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, a rede municipal conta também com duas unidades que oferecem a disponibilidade do quarto turno (das 18h às 21h): UMS Vila da Barca e UMS Tavares Bastos.  

TAGS:

Relacionadas: