Pesquisar

Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras

Foto: Oswaldo Forte
Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras
Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras
Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras
Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras
Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras
Novo Mercado de Santa Luzia entra na reta final das obras

Estrutura interna passa por acabamentos com novas entradas, iluminação e reordenamento dos espaços de venda

Os feirantes e frequentadores da tradicional feira de Santa Luzia, localizada no bairro do Umarizal, vão ganhar um novo espaço que abrigará todas as atividades e ainda terá área externa reordenada e urbanizada. A obra, iniciada em 2015, está na reta final, com previsão de conclusão em setembro.  

O prefeito Zenaldo Coutinho, acompanhado de técnicos e dos titulares da secretarias municipais de Economia e Urbanismo, além de engenheiros da empresa responsável pela obra, vistoriou o novo mercado nesta quinta-feira (20), e  constatou que a área interna está completamente reformada e já conta com nova cobertura, novos boxes, pisos, paredes, pintura, banheiros, além de redes hidráulicas, elétricas e de drenagem.

O espaço interno abrigará 49 boxes de alvenaria com coberturas individuais, bancadas em  granito e ligações de energia e água. As atividades dentro do mercado ficarão distribuídas em 11 boxes de lanche, quatro boxes de refeição, três restaurantes, oito boxes de farinha, três de camarão, quatro de mariscos, sete de hortifruti, oito de industrializados e três de serviços  (papelaria, relojoeiro e sapateiro). Os tamanhos e localizações dos boxes foram apresentados e discutidos, na fase de elaboração do projeto, entre os permissionários e técnicos da Secon, responsável pela administração e manutenção do logradouro.

O feirante Paulo Jorge Souza, 57 anos, trabalha na feira desde os quatro anos, quando acompanhava a mãe vendendo sacos. Hoje, ele aguarda ansioso pelo novo espaço, onde comercializa farinha. “A nossa expectativa é que os frequentadores continuem valorizando nosso trabalho porque essa experiência de trazer a feira livre para dentro do mercado será uma novidade para quem trabalha com farinha, que é o carro chefe de uma feira. Nós ficamos posicionados perto das portas justamente para atrair e facilitar o acesso dos clientes”, afirmou.

Reforma – De acordo com o titular da Seurb, Adinaldo Oliveira, o prédio recebeu uma nova cobertura com estrutura de aço e um telhado especial, com isolamento termo-acústico, que reduzem a transmissão de calor e barulho. “Para promover a reorganização interna, paredes foram demolidas, atendendo as necessidades dos feirantes. O prédio também ganhou um maior número de portas de acesso que, também, permitirão melhores condições iluminação e ventilação no local”, complementou o secretário.

A capela que abriga a imagem da santa que dá nome ao mercado foi mantida e totalmente reformada, ganhando novos altar e bancos. Uma cobertura em aço e vidro garante a luminosidade sobre a capela e valoriza o espaço.

Nesta semana, a obra avançou para a área externa, no entorno do mercado, onde foi necessário o isolamento das calçadas, que serão reconstruídas, bem como o meio-fio e linha d'água (sarjeta). Para garantir o trânsito seguro de pedestres, foi necessário utilizar parte da pista, cerca de 1,5 metros do meio fio para dentro da via, como área de passagem, na lateral no mercado pela Tv. Dom Pedro até a Rua Bernal do Couto. O desvio de pedestres está isolado por blocos de concreto sinalizados para garantir a segurança.   Os serviços nesse trecho devem durar cerca de 10 dias. Em seguida o mesmo procedimento será realizado nos acessos pela Rua Bernal do Couto.

A fachada do prédio será toda revitalizada e receberá nova pintura. O entorno do mercado será todo reorganizado. “A área externa receberá um moderno espaço de convivência com praça e projeto de paisagismo. Além disso, será construído um quiosque que abrigará serviços diferentes dos ofertadas no interior do mercado, como mais uma opção aos frequentadores”, destacou Adinaldo Oliveira.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: