Pesquisar

Belém assina termo de compromisso para redução da mortalidade neonatal

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Belém assina termo de compromisso para redução da mortalidade neonatal
Belém assina termo de compromisso para redução da mortalidade neonatal
Belém assina termo de compromisso para redução da mortalidade neonatal
Belém assina termo de compromisso para redução da mortalidade neonatal
Belém assina termo de compromisso para redução da mortalidade neonatal

A estratégia QualiNeo garante redução da mortalidade neonatal e qualidade de vida para os recém-nascidos.

A segunda fase do curso Qualificação para atenção integral à saúde do recém-nascido (QualiNeo), em Belém, foi marcada pela assinatura do termo de adesão e compromisso para redução da mortalidade materna no estado do Pará. O documento,assinado nesta quarta-feira,26,  no auditório da Fundação Santa Casa de Misericórdia,foi firmado pelos gestores da Secretaria de Estado de Saúde Pública, Secretarias Municipais de Saúde de Belém e Bragança e das maternidades selecionadas para a implantação da estratégia na primeira fase, que são Santa Casa, Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e Hospital Santo Antonio Maria Zaccaria.

O termo dispõe um conjunto de responsabilidades para qualificar a rede de atendimento para a redução da mortalidade neonatal, como pré-natal de qualidade, garantia dos exames da gestante e do recém-nascido, acompanhamento dos indicadores e integração das ações já existentes. Atualmente o Pará é o sexto colocado entre os estados que possuem alta taxa de mortalidade neonatal.

Para o secretário municipal de saúde de Belém, Sérgio Figueiredo, essa assinatura reforça o compromisso do município com a qualificação da atenção básica e, consequentemente, do pré-natal com sete ou mais consultas e exames necessários. “Belém conseguiu reduzir nos últimos quatro anos a mortalidade neonatal de 18,5 para 14,5 a cada mil nascidos vivos. Isso é fruto de um trabalho que busca proporcionar e incentivar as mulheres a fazerem o pré-natal completo e, depois do parto, continuar dentro das nossas unidades de saúde para os cuidados necessários com o bebê”, afirmou.

De acordo com Bárbara Guerreiro, coordenadora da Referência Técnica em Saúde da Criança, a assistência à mulher gestante em Belém é garantida no pré-natal, com consultas regulares, testagem rápida de HIV, hepatite B e C e sífilis, todos os exames de cada trimestre pelo programa Gestar de acordo com as portarias do Ministério da Saúde, incentivo ao parto normal e humanizado e ao aleitamento materno. “Após o nascimento os bebês são assistidos na rede com consultas, exames, vacinação e acompanhamento pelo Programa de Aleitamento Materno Exclusivo (Proame). O município conta ainda com uma sala de coleta de leite humano na Unidade Municipal de Saúde do Benguí II e duas salas de amamentação, uma também na UMS Benguí e outra na UMS Providência”, completou.

Com vigência de dois anos, o termo será conduzido por um grupo com representantes de cada entidade, que fará a construção e avaliação da estratégia Qualineo no estado. A consultora do Ministério da Saúde, Renara Guedes, ressalta que a adesão ao QualiNeo no estado é um grande passo para qualificar o serviço neonatal. “É um interesse do estado se comprometer junto ao Ministério da Saúde para reduzir essa mortalidade e qualificar seus serviços para que isso seja alcançado. É oportunidade grande para que essas crianças não somente sobrevivam, mas para que vivam com qualidade e com saúde”, garantiu.

A mesma opinião é compartilhada pela secretária de saúde do estado, em exercício, Heloísa Guimarães, que completa reforçando o engajamento da gestão estadual, em parceria com servidores e gestões municipais, para a redução da mortalidade de recém-nascidos. "Estamos felizes com os resultados alcançados, mas não satisfeitos. As nossas políticas precisam ser persistidas.  Precisamos incentivar o homem a aderir ao parto, cuidar das grávidas com um bom pré- natal e envolver pessoas que chegam além do poder público", destacou.

O curso do QualiNeo continua até sexta-feira, 28, na Fundação Santa Casa de Misericórdia para profissionais de saúde já inscritos. A estratégia QualiNeo  também está sendo implantada em mais nove estados (Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Piauí, Roraima e Sergipe). 

TAGS:

Relacionadas: