Reformas e construções intensificadas durante o mês de férias escolares pela Prefeitura de Belém vão garantir melhor estrutura nas escolas da rede municipal de ensino neste segundo semestre, que começa nesta quarta-feira, 2, para os mais de 70 mil estudantes matriculados. Os investimentos também vão possibilitar a abertura de 600 novas vagas com as unidades que serão inauguradas a partir da segunda quinzena de agosto.
A expectativa para o retorno das atividades na Escola Municipal Florestan Fernandez, no bairro Bengui, é grande após as intervenções realizadas na pintura, iluminação e ventilação do prédio no mês de julho. “Queremos a cada semestre oferecer melhor infraestrutura aos nossos alunos", destacou a diretora da escola, Joyce Profeta, ressaltando que os recursos bem aplicados na escola e os professores qualificados têm sido motivo da alta procura pelas pelas famílias do bairro e até de outras áreas da cidade.
Momentos de esporte e lazer também estão garantidos na escola do Bengui com a reforma da quadra poliesportiva. O espaço está preparado para a realização de atividades com os 980 estudantes da educação infantil, fundamental e de jovens e adultos (EJA), agora com mais conforto e segurança. “A quadra é muito utilizada não só pelos nossos meninos, mas pela comunidade em geral, então, este é um investimento necessário”, reforçou a diretora.
Desde o início da atual gestão, 16 quadras foram construídas e entregues em escolas do município. Hoje são 68 locais para recreação e prática de atividades físicas e esportivas, número que avança no decorrer deste semestre com a entrega da quadra da Escola Maria Clemilde, no Distrito de Mosqueiro.
A inauguração das Escolas São Clemente e Campos Elísios, ambas no bairro do Tapanã; São Silvestre, no Jurunas; e Manuela Freitas, no Guamá, vão possibilitar a abertura de 600 novas vagas na rede municipal neste segundo semestre. A primeira a ser entregue será a São Clemente, com previsão para a segunda quinzena de agosto. Neste mesmo período a Prefeitura de Belém vai inaugurar a biblioteca da Unidade Pedagógica Combu.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Mazzoli, a perspectiva é continuar com as construções e reformas para assegurar bons espaços para receber os estudantes com excelência. “Podemos reafirmar nosso compromisso quanto à qualificação dos nossos jovens. É de direito de todos: escolas de qualidade com capacidade para atender as nossas crianças e jovens”, defende o secretário.