Adotar um animal de estimação pode trazer ao dono companhia e amor, mas também é sinônimo de muita responsabilidade e dedicação para manter o bem-estar do novo amiguinho. Pensando dessa forma, a professora Simone Frota demorou quatro anos para atender ao pedido da filha Nathalia Tavares, de 18 anos, que tanto desejava levar um animalzinho para casa. “Para ela não pensar que é brincadeira, esperei que completasse 18 anos para adotar. Dessa forma, a adoção já pode ficar no nome dela e ela ser totalmente responsável por ele”.
O sonho de Nathália foi realizado na manhã deste domingo, 20, durante a Feira de Adoção de Cães e Gatos, promovida pela prefeitura de Belém, que levou cerca de 30 animais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e vacinação antirrábica para a praça Batista Campos. A menina foi ao evento pensando em adotar um gato, mas as estripulias de uma cadelinha de três meses a conquistaram e ela acabou mudando de opinião. “Foi amor à primeira vista, não tenho como voltar para casa se não for com ela”, contou Nathália. A cadela já saiu da feira batizada: se chamará Pipoca, devido ao fato de não parar quieta.
A Feira de Adoção é promovida mensalmente em locais diferentes na cidade. De acordo com o diretor do CCZ, Altevir Lopes, em função do evento mais de 700 animais já possuem um novo lar. “Cada animal daqui tem uma história triste, então a feira é uma forma de dar a oportunidade deles recebem amor e proporcionar felicidade para novas pessoas”, disse o diretor do CCZ. “Todos os animais são colocados para adoção depois de serem tratados, castrados e vacinados. Ou seja, quem adota leva um novo amigo saudável para casa”, ressaltou.
O evento também contou com espaço infantil, ações educativas e exposição de animais peçonhentos, despertando a curiosidade da criançada que estava na praça. Laís dos Santos, de 12 anos, disse que aprendeu muito com as explicações do veterinário do CCZ, Roberto Brito. “A parte que eu mais gostei foi quanto o veterinário explicou sobre as cobras. Morro de medo, mas é bacana saber diferenciar elas”, disse.
Para adotar um cão ou gato, além das feiras de adoção, o interessado pode procurar o CCZ, localizado na avenida Augusto Montenegro, km 11, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. É necessário apresentar documento de identificação e comprovante de residência.