Pesquisar

Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém

Foto: João Gomes / COMUS
Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém
Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém
Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém
Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém
Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém
Conferência fortalece ações de vigilância em saúde para Belém

Tema central da Conferência foi: “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

Trabalhadores da saúde, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram da 1º Conferência de Vigilância em Saúde do Município de Belém, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, nesta quarta-feira, 23, no auditório Davi Mufarrej, localizado no campus da Universidade da Amazônia (Unama). O evento, que visa fortalecer os programas e ações de vigilância em saúde a serem adotados na capital paraense a partir da ampla participação social, teve como tema central “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”.

A moradora do bairro do Barreiro Itanara Machado sempre utiliza o SUS quando precisa de assistência médica e agora está fazendo questão de representar a população para buscar as melhorias no sistema. “Resolvi participar de conferências há pouco tempo, porque quero participar das discussões e apresentar propostas para contribuir na qualidade no serviço oferecido para a população. Quero poder chegar à minha comunidade e explicar as políticas de melhorias que estamos buscando”, disse.

O evento deliberou diretrizes para a formulação da Política Municipal de Vigilância em Saúde e elegeu 48 delegados para Conferência Estadual. “Nos últimos anos tivemos avanços positivos nos resultados das ações de vigilância em saúde. Mas realizamos a conferência para propor que se intensifiquem mais as propostas deste segmento, porque hoje temos que prevenir a doença para não precisar curar no futuro”, frisou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Luiz Pantoja.

Entre os principais destaques de investimentos da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) na vigilância em saúde nos últimos quatro anos estão: aumento do quantitativo de agentes de combate a endemias, passando de 337 no ano de 2013 para 900 no ano de 2016; aquisição de equipamentos de controle químico; reforma e adequação física das salas de vacina; reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ); aquisição do Castramóvel; e implantação da Feira de Adoção de Cães e Gatos.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, avaliou os resultados dos investimentos. "Essas iniciativas foram decisivas para conquistarmos melhorias nos indicadores de vigilância no Município de Belém, tendo como exemplo a redução de 90% do número de casos de dengue e zika, o controle e o não registro de casos autóctones de malária, o controle imediato de leishmaniose em Cotijuba, assim como as medidas de prevenção e controle da população de cães e gatos através de castrações", disse.

No que diz respeito às ações de vigilância sanitária que foram implantadas durante os últimos quatro anos, destacam-se o Programa de Qualidade e a Casa do Açaí, que qualificam os batedores, orientam, fiscalizam e monitoram a infraestrutura dos estabelecimentos e resultam na melhoria das condições de higiene da cadeia produtiva do Açaí.

Outras iniciativas são a implantação de Boas Práticas nos Salões de Beleza e ações de prevenção e a fiscalização dos estabelecimentos quanto ao uso de tabaco, com adesão de 95% dos estabelecimentos, resultando na diminuição do impacto sanitário, social, ambiental e econômica, promovendo a melhoria e satisfação dos serviços e um ambiente livre do cigarro.

"Sabemos que ainda precisamos avançar nas ações de vigilância em saúde em Belém. Por isso convidamos autoridades com larga experiência na área de Vigilância para proferirem as palestras desta Conferência com objetivo de qualificar o debate e contribuir com a elaboração das propostas para a Conferência Estadual de Vigilância", ressaltou Sérgio Figueiredo.

Participaram como palestrantes do evento o presidente da Comissão Intergestores Bipartite do Pará (CIB), Hélio Franco; o membro do Comitê Técnico Nacional do Programa Alimentos Seguros, Fernando Magalhães; o chefe do Serviço de Epidemiologia do Instituto Evandro Chagas, Francisco Luzio; e a Diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Roseana Nobre.

TAGS:

Relacionadas: