Pesquisar

Aniversário do Bosque Rodrigues Alves tem atividades para todos os gostos

Foto: Oswaldo Forte
Aniversário do Bosque Rodrigues Alves tem atividades para todos os gostos
Aniversário do Bosque Rodrigues Alves tem atividades para todos os gostos
Aniversário do Bosque Rodrigues Alves tem atividades para todos os gostos
Aniversário do Bosque Rodrigues Alves tem atividades para todos os gostos
Aniversário do Bosque Rodrigues Alves tem atividades para todos os gostos

As crianças viram pequenos veterinários na programação do Vet Kids, uma das mais disputadas e que já atendeu mais de 300 alunos de escolas públicas

As alamedas do Bosque Rodrigues Alves estiveram bastante movimentadas na manhã desta sexta-feira, 25, quando teve início a programação de aniversário que celebra os 134 anos de fundação desse espaço de muito verde, localizado no centro de Belém. As atividades comemorativas continuam no sábado, 26, com encerramento no domingo, 27, sempre pela parte da manhã.

A festa teve gostinho especial a mais por conta da visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, em preparativos ao Círio deste ano. A imagem percorreu alguns espaços do Bosque, em romaria, e teve uma pequena celebração religiosa, próximo ao Monumento aos Intendentes.

“Neste dia de festa, celebramos este espaço de preservação da fauna e flora amazônica que é o Bosque, no dia de seus 134 anos. Preparamos uma programação muito especial para as escolas e também para os frequentadores do dia a dia por aqui. É nossa missão cuidar deste espaço, torná-lo cada vez mais adequado e em condições de receber mais e mais pessoas, para que voltem sempre, numa celebração da vida que está presente em cada canto deste jardim zoobotânico”, comemorou Fabrício Dias, titular da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma).  

O Bosque Rodrigues Alves foi criado em 25 de agosto de 1883, pelo presidente da Câmara de Belém, João Diogo Clemente Malcher, e foi idealizado pelo presidente da Província do Pará, José Coelho da Gama Malcher, o Barão do Marajó. São 15 hectares de área de muito verde, ou seja, 150 mil metros quadrados, compreendidos pelas Avenidas Almirante Barroso e Romulo Maiorana e as Travessas Perebebuí e Lomas Valentinas, no bairro do Marco.

Estudantes - Alunos das escolas Padre Leandro Pinheiro e Alegria do Saber aproveitaram bastante a programação que começou por volta das 9 horas, com a trilha guiada “Conhecendo a Biodiversidade do Bosque”. Na brinquedoteca, os pequenos tiveram noções sobre cuidados com as plantas, plantaram sementes e tiveram explicações sobre o cultivo de espécies.

A explicação do guia sobre as árvores do Bosque encantou estudante Vitória de Jesus, de 11 anos, aluna do quinto ano, na escola municipal Padre Leandro Pinheiro. “Eu já tinha vindo outras vezes aqui no Bosque, mas não sabia as histórias que existem aqui. Eu gosto de ver os animais, as plantas e os insetos, e acabei descobrindo que têm árvores aqui com muitos anos, e conhecemos a mais velha, como o guia nos contou”, relatou a estudante, já correndo para acompanhar a contação de histórias, que também faz parte da programação de aniversário do Bosque.  

Outra atividade disputada foi a do programa Vet Kid’s, promovida há um ano pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), em parceria com o Bosque Rodrigues Alves, e que já atendeu mais de 300 crianças, alunos de escolas públicas, na faixa etária de 9 a 10 anos. A atividade consiste em um mini hospital veterinário para as crianças, no qual, os alunos do curso de Medicina Veterinária da Ufra simulam atendimento médico com as crianças, que participam vestidas com jalecos, máscaras e luvas cirúrgicas. Nas atividades, os pequenos simulam cuidar de brinquedos como se fossem os pacientes e ainda aprendem sobre animais não domesticados.

Para o Rinaldo Viana, professor da Ufra e coordenador do projeto, a intenção é despertar o interesse da criança pelo bem estar animal. “Utilizamos uma linguagem lúdica para mostrar como as crianças podem cuidar dos animais de companhia, para que elas tenham essa noção de guarda responsável, de ter a ideia de cuidar da saúde dos animais. E também mostramos o conceito de proteção aos animais selvagens, que não podem ser criados na casa das pessoas, sem autorização”, explicou o professor.

Ainda na área de proteção e cuidados, na alameda principal do parque, até domingo, poderá ser vista uma exposição de animais silvestres vítimas de maus tratos, e que estão abrigados no Bosque. Alunos do curso Medicina Veterinária da Universidade da Amazônia (Unama), estagiários do Núcleo de Estudos em Animais Silvestres na Amazônia (NEASMA) do Bosque, são os responsáveis pelas orientações e explicação ao público, que aprende com o exemplo dos animais, que depois de serem mantidos em cativeiro e maltratados, não têm mais condições de voltar ao habitat natural deles.

O Bosque encanta a quem já o conhece e quem vem pela primeira vez ao local. A estudante Rayane Forro, de 19 anos, mora em Macapá (AP) e estava conhecendo o parque, acompanhada do filho pequeno, Edu, e da sogra Dilma Barros, que é de Belém. “Na minha cidade não tem um parque igual a este. Estou muito encantada, porque é bonito, bem cuidado, e uma chance de ter muito contato com a natureza”, pontuou a estudante.

“Como a minha nora ainda não tinha vindo a Belém, pensei em mostrar a ela o Bosque, porque é um lugar da cidade que sempre venho e do qual eu gosto bastante”, disse Dilma Barros.

Programação - No sábado, 26, a programação é voltada ao público em geral e começa às 9 horas. Terá entrega de sementes especiais para semear em bandejas, exposição de trabalhos científicos sobre a flora e a fauna do Bosque, e, no Espaço Criança, pintura e contação de histórias.

No domingo, 26, a programação começa às 9 horas com a exposição “Varal Ambiental”, pela escola Nova Acrópole; mostra de trabalhos científicos sobre a flora e a fauna do Bosque; a palestra Filosofia no Jardim, com o tema “Encantados - Os Misteriosos Habitantes da Floresta”, também por conta de integrantes da escola Nova Acrópole, no espaço Ruínas do Castelo.

A partir das 10 horas, na brinquedoteca, começam as oficinas de desenho e de reaproveitamento de materiais, seguidas de contação de histórias. Ainda nas Ruínas do Castelo, haverá o programa Cantiga no Jardim, com a apresentação musical do Coro Muiraquitã. Além dessas programações, haverá a trilha “Conhecendo a Biodiversidade do Bosque”, que começa às 10 horas, com saída do Chalé de Ferro, às proximidades da Travessa Perebebuí.

Serviço:

Programação do aniversário de 134 anos do Bosque Rodrigues Alves - Jardim Zoobotânico da Amazônia, até domingo, 27, pela manhã. O Bosque funciona de terça-feira a domingo, no horário das 8 às 17 horas. O ingresso custa R$ 2,00 (com gratuidades para crianças menores de 6 anos, portadores de necessidades especiais e idosos maiores de 60 anos).

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: