Visitas aos finais de semana ao Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves são parte da rotina do empresário Justino Oliveira e da filha Maria Luiza, de 2 anos. O local costuma receber cerca de 2.500 pessoas por semana, com a intensificação do movimento aos domingos. “Costumo trazer minha filha geralmente aos domingos. Quero acostumar ela a ter esse interesse na natureza e nos animais e não existe lugar melhor que o Bosque para se poder fazer isso”, explica.
Na manhã deste domingo, 27, pai e filha puderam curtir uma programação diferente. Em razão do aniversário de 134 anos do espaço, comemorado na última sexta-feira, uma série de atividades foram realizadas de até este domingo. “Contação” de histórias, oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis, exposições sobre a diversidade da fauna e flora do Bosque foram oferecidas aos visitantes. Todas as atividades foram realizadas em parceria com a Escola Nova Acrópole e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
O estudante Wallace Viana participou da palestra “Encantados - Os Misteriosos Habitantes da Floresta”, que abordou lendas amazônicas, como as da Matinta Perera, do Boto, do Curupira, da Cobra Grande e da Vitória Régia. Atento à palestra, o estudante estava esperando uma lenda em especial. “Sempre me interessei pela lenda da Matinta Perera. Além de dar medo, na minha opinião é a única lenda que é real”, brincou.
Outra atividade que chamou atenção dos visitantes foi a oficina de materiais recicláveis, que ensinou a reutilizar materiais de diversas formas. Dara Zoé Paiva, de 9 anos, fazia uma corujinha que servirá de enfeite de prateleira: “Estou tentando transformar esse rolinho de papel em uma coruja, igual à do Bosque. Primeiro vou pintar e depois colo as coisinhas”.
Toda a atividade foi acompanhada de perto pela mãe de Dara, a advogada Patrícia Paiva. “Essa oficina é uma iniciativa maravilhosa, pois é educação ambiental que está sendo passada para criança. Essa é a etapa em que ela está formando a personalidade, então ela vai levar isso para a vida inteira. Parabéns ao Bosque pelo aniversário e pela iniciativa”, disse Patrícia.
Segundo Lindomar Silva, diretora do Bosque, a programação do aniversário do Bosque saiu exatamente como planejado, e atingiu o público-alvo, os visitantes do local. “A programação teve o olhar da preservação e educação ambiental, de mostrar que estamos cuidando da natureza e que precisamos da colaboração de todos para preservar a nossa fauna e flora”, explicou.