Pesquisar

Marco recebe a 7ª edição do programa "Prefeitura no Bairro"

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Marco recebe a 7ª edição do programa "Prefeitura no Bairro"
Marco recebe a 7ª edição do programa "Prefeitura no Bairro"
Marco recebe a 7ª edição do programa "Prefeitura no Bairro"
Marco recebe a 7ª edição do programa "Prefeitura no Bairro"
Marco recebe a 7ª edição do programa "Prefeitura no Bairro"

Antes da programação do Prefeitura no Bairro, no Marco, equipes da Sesan fazem a limpeza do canal da José Leal Martins.

Já são quase 80 mil pessoas beneficiadas por meio do mutirão de serviços ofertados no programa “Prefeitura no Bairro”  e, na sétima edição, o bairro do Marco vai sediar as ações que vão desta quarta-feira, 30, ao dia 1º de setembro, das 8h às 13h.

O local escolhido para concentrar os pontos de atendimento foi a Rua Valdir Acatauassu Nunes, esquina com a Travessa Mauriti,  onde a população poderá tirar dúvidas ou receber atendimento em saúde,  saneamento, urbanismo e assuntos relacionados a tributos, além de atendimentos voltados para cães e gatos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Para esta edição o diretor geral da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), Mauro Gaia, antecipa que haverá  parcerias com o Ministério do Trabalho, para dar celeridade às emissões de carteiras de trabalho, e também com a Defensoria Pública do Estado. “Além da excelente parceria que temos com o governo do Estado para emissão de RG e demais serviços, conseguimos o apoio da Defensoria Pública para trazer, para dentro do Prefeitura do Bairro, orientações do programa Pai Legal. Ou seja, a cada edição estamos tendo a oportunidade de ofertar mais serviços para a população”, destacou.

A Segep estima que, em média, 10 mil pessoas devam ser beneficiadas com os serviços. Ao todo, 21 órgãos integram a ação, o que vai garantir  ao bairro do Marco atendimentos das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assistência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.

Para o designer gráfico Ordilei Silva, 38 anos, morador da Rua Valdir Acatauassu Nunes, o mutirão é uma oportunidade que os moradores do bairro têm de receber vários serviços, especialmente no âmbito do saneamento. “A gente vê a melhoria da área bem antes de eles chegaram com o programa. Já taparam os buracos, desentupiram bueiros e estão limpando todas as vias.Isso é muito bom. Com o programa acontecendo na porta de casa eu vou só aproveitar para emitir o documento do meu filho, faz tempo que eu quero fazer isso”, disse.

A jovem Nayra Lobo, de 18 anos, também se interessou em participar do programa.Ela, que mora pertinho do local onde vai será realizado o mutirão, já avisou que vai chamar a família toda. “Não importa a fila, vamos aproveitar para ter atendimento médico, e se der, vou atrás de tirar o RG do meu filho. Vão ser três dias pra gente conhecer bem tudo aquilo que a prefeitura faz. Já tô entusiasmada”, confessou.

Preparativos - Antes da realização do programa no bairro, equipes da Sesan estão realizando a limpeza de vias, canais, bueiros e a operação tapa-buraco. Na abertura do evento, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, e os secretários municipais vão reunir com uma comissão de moradores para saber quais as principais demandas do local.

 

Relacionadas: