Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco

O “Prefeitura no Bairro” estará até sexta-feira, 1º, atendendo no bairro do Marco, de 8h às 13h, na esquina da Rua Valdir Acatauassu Nunes com a Travessa Mauriti.Todos os serviços ofertados são gratuitos.
Foto: Tássia Barros - Comus
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco
Mutirão de serviços municipais atende moradores do bairro do Marco

Até o encerramento da ação, estima-se que 10 mil pessoas serão atendidas pelo mutirão de serviços da PMB, no bairro do marco.

A aposentada Geraldina da Silva Brito, de 76 anos, é muito conhecida pelas ruas do bairro do Marco, especialmente pela alegria e vitalidade e os cabelos coloridos de azul-marinho. Moradora da Travessa Barão do Triunfo, ela chegou cedo à Rua Valdir Acatauassu Nunes, esquina com a Travessa Mauriti, onde teve início, nesta quarta-feira, 30, a sétima edição do programa “Prefeitura no Bairro” da Prefeitura Municipal de Belém (PMB), que segue até sexta-feira, dia 1º, sempre das 8 às 13 horas.

A idosa não estava exatamente procurando por algum dos muitos serviços oferecidos gratuitamente pela atuação do secretariado da PMB no evento, mas disse estar feliz em ver que essa parte do bairro do Marco não foi esquecida pela Prefeitura. “Eu moro aqui há muitos anos, mas é a primeira vez que vejo essa movimentação e ofertas de serviços. Isso dá uma grande satisfação em saber que meus vizinhos irão conseguir resolver alguns problemas deles, aqui nessa ação. Se eu estivesse precisando de algo mais urgente, poderia encontrar aqui”, comentou a aposentada.  

Nas seis edições anteriores, o programa “Prefeitura no Bairro” contabiliza quase 80 mil pessoas beneficiadas por meio do mutirão de serviços ofertados, que vão desde tirar dúvidas ou receber atendimento em saúde, saneamento, urbanismo e assuntos relacionados a tributos, e atendimentos voltados para cães e gatos, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de questões de segurança e assuntos sobre trânsito.

Secretariado - A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep) que organiza e monta o evento, estima que, em média, 10 mil pessoas devam ser beneficiadas com os serviços no Marco. Vinte e um órgãos municipais integram a ação, que vai garantir atendimentos das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assistência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.

O prefeito Zenaldo Coutinho se disse gratificado em estar de volta ao bairro do Marco. “Voltar a este local é relembrar o início da minha vida política, quando vinha aqui com minha mãe. Estou muito feliz de estar aqui, e saber que todos os serviços das secretarias do município ofertados serão benéficos a todos, num trabalho integrado, de parcerias e com a ajuda de muitos voluntários. O bairro do Marco será, nesses três dias, a sede do poder executivo do município, em uma forte parceria da Prefeitura com o Governo do Estado e a comunidade”, enfatizou o prefeito.

As tendas de serviços estão montadas na Rua Valdir Acatauassu Nunes, e os serviços mais procurados, como o de emissão de documentos, estão sendo feitos na igreja evangélica que fica na esquina com a Travessa Mauriti, cedida ao mutirão pelo pastor Paulo. Foi nesse local que a dona de casa Elza Maria de Oliveira chegou às 5 horas desta quarta-feira. Ela foi a primeira a receber uma das 130 senhas distribuídas para a emissão de Carteira de Identidade. “Assim que eu soube que iria ter essa ação aqui, me programei pra vir. Minha carteira está muito usada e esta é uma boa oportunidade para trocar, porque a gente acaba sempre adiando essas coisas de documentos”, afirmou dona Elza.

Reunião – Após percorrer todos os espaços e tendas do mutirão, o prefeito Zenaldo Coutinho, o vice-prefeito Orlando Reis, o secretariado, os vereadores Igor Andrade, Toré Lima, Vítor Dias e Bieco se reuniram com líderes comunitários e moradores das redondezas, no salão paroquial da igreja São Francisco Xavier, que ficou lotado durante o encontro.

Orlando Reis falou que é compromisso da Prefeitura dar um retorno à comunidade. “Nossa intenção é manter essa relação séria e comprometida com a comunidade, para tentar resolver as demandas com o pé no chão, e numa ação permanente que envolva a todos. E acreditamos que ouvir os moradores ainda é a melhor forma de nos inteiramos dos problemas deles e buscar uma solução”, avaliou o vice-prefeito.

A grande área do bairro do Marco, compreendida entre as Avenidas João Paulo II e Perimetral, que acabou sendo conhecida como ‘baixada do Marco’, tem muita influência em seus cursos de canais da bacia do rio Tucunduba. Devido a essa localização, as vias desse local apresentam problemas sérios com alagamentos e saneamento básico. Na reunião com a comunidade, essa questão foi muito falada e discutida.

Os líderes comunitários Pastor Rosivan e Sônia Maria Pereira estão à frente de grupos de moradores. Ele é um dos integrantes do Instituto SOS Marco, e ela, da Associação de Mulheres do Bairro do Marco e da Turma da Vovozona, esta, voltado ao trabalho com crianças e adolescentes. Os dois relataram problemas com o saneamento da área, em especial as passagens Rosa Maria, 27 de Dezembro, Freijó e Leal Martins. Ao final da reunião, funcionários da Sesan já estavam reunidos, em um encontro menor, com os líderes comunitários, para agendar os serviços mais urgentes, como desobstrução de bueiros e terraplanagem nas vias.

“Já temos muito avanços aqui em nossa comunidade, e acredito que parcerias precisam ser feitas para que o trabalho continue. Temos imensas necessidades aqui, mas percebemos que as soluções irão chegar porque estamos juntos na busca por outras melhorias para o nosso bairro”, avalia Pastor Rosivan.

O prefeito Zenaldo Coutinho informou que 100 pessoas estão trabalhando para que as necessidades de saneamento da ‘baixada do Marco’ sejam resolvidas rapidamente. “Mesmo depois que esta ação de três dias termine, ainda ficamos na área para ir resolvendo as pendências que surgirem”, garantiu.

Ao final da reunião, Zenaldo Coutinho convocou todos para uma grande reunião, na qual a comunidade, em conjunto com a Prefeitura, vai decidir o que será feito em um segmento da Travessa Mauriti, próximo ao canal União, conhecida como ‘área da feirinha’. “Esse local poderá ter uma utilidade maior em prol da comunidade. Podemos fazer uma pequena escola ou um posto de atendimento médico ou ainda um espaço de lazer, mas quem vai decidir o que faremos lá é a comunidade. Vamos decidir sobre essa futura obra juntos”, informou Zenaldo. A princípio, a reunião está marcada para o final do mês de setembro próximo.

A sétima edição do programa “Prefeitura no Bairro”, da Prefeitura Municipal de Belém, segue nesta quinta-feira, 31, e se encerra na sexta-feira, 1º, sempre das 8 às 13 horas, na esquina da Rua Valdir Acatauassu Nunes com a Travessa Mauriti, no bairro do Marco. Todos os serviços ofertados são gratuitos.  

 

Relacionadas: