Pesquisar

Conselho Municipal de Saúde empossa os novos integrantes da entidade

Foto: Oswaldo Forte
Conselho Municipal de Saúde empossa os novos integrantes da entidade
Conselho Municipal de Saúde empossa os novos integrantes da entidade
Conselho Municipal de Saúde empossa os novos integrantes da entidade
Conselho Municipal de Saúde empossa os novos integrantes da entidade
Conselho Municipal de Saúde empossa os novos integrantes da entidade

Prefeito Zenaldo Coutinho destaca a importância do Conselho como parceiro da Prefeitura na gestão da saúde pública.

Foram empossados na manhã desta sexta-feira, 1º, no auditório David Muffarej, da Universidade da Amazônia (Unama), os 40 novos membros do Conselho Municipal de Saúde eleitos para mandato no biênio 2017-2019. O Conselho é importante por ter a missão de fiscalizar e deliberar as ações na rede de saúde em cada município. A cerimônia contou com a presença do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, vereadores, autoridades e membros da comunidade.

Um dos princípios mais importantes do Sistema Único de Saúde (SUS) está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados pelo SUS, que gerem recursos e demandas para a área de saúde, em parceria com cada Secretaria Municipal. A atuação do Conselho Municipal garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde em cada cidade.

Os Conselhos Municipais de Saúde são órgãos colegiados de caráter deliberativo e permanente, formados por prestadores de serviço, representantes do Governo, profissionais da saúde e também usuários, sendo que estes têm direito à metade dos representantes.

Durante a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Belém, realizada nos dias 16 e 17 de junho deste ano, foram eleitos os novos conselheiros, que são 20 representantes dos usuários do SUS; dez conselheiros são representantes dos trabalhadores da área de saúde e dez são gestores públicos, que se reúnem, ao menos uma vez ao mês.

Atuação - O aposentado João Cruz, de 74 anos, é o representante do conselho comunitário do bairro do Jurunas e há dez anos integra o Conselho Municipal de Saúde, sempre indicado pela entidade da qual faz parte e reeleito nas eleições. Para ele, integrar o Conselho é uma missão. “A missão do conselheiro é também a de levar informações a outras pessoas da comunidade que nos confiaram a representá-los e que, às vezes, não têm a oportunidade de estar participando desse movimento. E também, por meio do contato com a comunidade, ao ouvir sobre as necessidades deles, tentar ajudar a melhorar ainda mais o sistema de atendimento de saúde em nossa cidade”, explicou o aposentado.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Belém, José Luiz Moraes, o Zeca do Barreiro, informou que todos os distritos de Belém estão representados na nova diretoria. “Temos conselheiros oriundos de entidades de Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba e também de bairros de Belém, o que se torna uma grande representatividade dos usuários. Antigamente, quase não se tinha voz sobre as ações da saúde, e hoje, vemos que isso mudou. Nos últimos anos, contabilizamos cerca de 420 atendimentos a pessoas que ouvimos e levamos as reivindicações delas à Secretaria de Saúde”, informou o presidente.

Para o prefeito Zenaldo Coutinho, a atuação do Conselho Municipal de Saúde é de parceria. “O Conselho não é inimigo e sim, um parceiro efetivo do município, porque atua no controle da aplicação das verbas da saúde e auxilia na solução dos problemas nessa área, fiscalizando os postos de atendimento médico, entre outras atividades. A atuação dessa entidade é também a de aprimorar o controle social, visto que, é impossível para o município gerenciar sozinho a área de saúde sem a participação efetiva e democrática da sociedade”, enfatizou o prefeito.    

Obras - O prefeito falou ainda sobre as novas unidades de saúde que serão entregues proximamente em Belém, como é o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Terra Firme, que está em fase de finalização. “Para o início de 2018 vamos iniciar as obras das UPAs do Jurunas e da Marambaia, e já estamos nas tratativas de recursos, em Brasília, para uma grande reforma no PSM do Guamá que vai transformá-lo em um hospital de alta complexidade. Mas para isso contamos com a atuação do Conselho que vai nos ajudar a gerir essas obras”, informou Zenaldo.

Mariléa Moraes é uma das integrantes do segmento dos profissionais da saúde, representando o Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Pará no Conselho. Para ela, a proximidade dos profissionais de enfermagem com o público é determinante para uma boa atuação na entidade. “Os enfermeiros têm uma atuação direta com o público e por isso, eles sabem bem mais de perto dos problemas pelos quais eles passam. Essa proximidade nos ajuda a entender melhor as necessidades deles, e que, partir daí, nós consigamos gerar uma melhor qualidade no atendimento a cada pessoa da comunidade”, avaliou a enfermeira.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, diz que a participação do Conselho Municipal é fundamental. “Na última Conferência de Saúde, fundamentamos diretrizes para melhorar a gestão de saúde no município junto à sociedade, que nos auxilia na fiscalização da gestão. Já temos financiamentos aprovados jno Ministério da Saúde, que vão entrar na nossa programação anual, e o uso desses recursos foi aprovado pelo Conselho. Reside aí a relevância dessa entidade que nos ajuda a gerir a saúde no município”, elogiou o secretário.


 

TAGS:

Relacionadas: