O futebol é vida e não violência. Foi com este pensamento que o estudante Guilherme de Oliveira, 8, iniciou suas competições nos XXIV Jogos Internos da Escola Municipal Amância Pantoja, situada no bairro de Fátima. Ele e os 300 colegas da unidade de educação mostraram durante a manhã desta terça-feira, 5, na quadra poliesportiva da Sociedade Beneficente Esporte Clube Alegria, que a rivalidade entre dois times de futebol pode ser uma das maneiras mais saudáveis para brincar e se divertir.
“Vejo muitas pessoas brigando por causa de time devido à rivalidade existente entre as torcidas, e isso nos preocupa”, revelou Guilherme, ao comentar sobre sua paixão pelo esporte. “Eu amo o futebol e ele tem que ser algo que aproxima as pessoas para trocas de experiências e novas amizades”, declarou o estudante.
Diante de uma temática muito discutida na sociedade em geral, é que nesta edição dos jogos a escola apresenta o tema “RexPa: uma jogada pela paz”. A inspiração no maior clássico da Amazônia, que reúne os dois principais times paraenses,Clube do Remo e Paysandu Sport Club, garante proporcionar aos estudantes muito aprendizado através de sentimentos que devem estar presentes em competições esportivas, tais como respeito, amor ao próximo, tolerância, união e solidariedade.
Na quadra, o exemplo dessa combinação de sentimentos ficou por conta dos mascotes dos dois times, o “Leão” e o “Papão”, que ao lado dos jogadores Zé Augusto, Vanderson Aguiar e Amaury Barra animaram a garotada. A capoeira também fez parte da programação e levou aos pequenos, conceitos de integração social.
Para a diretora da escola, Valdenise Rocha, a participação de alguns personagens dos clubes vai fortalecer ainda mais o tema que segue a proposta anual da Secretaria Municipal de Educação (Semec). “Por nos situarmos em regiões periféricas com alto grau de vulnerabilidade social, é de extrema importância trabalhar temas voltados para uma cultura de paz nas escolas”, ressalta, ao afirmar que o esporte pode ser um grande disseminador da paz no mundo.
Os XXIV Jogos Internos da Escola Amância Pantoja envolvem jogos tradicionais nas modalidades futsal, natação, atletismo, queimada e voleibol; assim como jogos cooperativos, tais como bandeirinha; cabo de guerra; dama; xadrez e outros. Todas as competições serão avaliadas no sistema classificatório por pontuação em tabela.
União pela paz - Seja em uma partida de futebol ou em um desfile que vai premiar a rainha dos jogos escolares, as estudantes e irmãs Carolany da Silva (9) e Caroline da Silva (7), mostraram ao público presente que as diferenças estão somente nas camisas. “Nós somos parecidas em quase tudo, menos na escolha dos times”, disseram as duas sorrindo, enquanto se abraçavam na presença da avó.
Em disputa pelo título de rainha, as irmãs expressaram a cordialidade e o respeito, que segundo Caroline vai além de uma escolha por um time de futebol. “O amor à vida e ao nosso próximo precisa ser sempre maior que qualquer diferença ou escolha, e a paz começa pelo respeito que temos pelas decisões do outro”, deixou como mensagem.
As competições dos jogos internos da Escola Municipal Amância Pantoja seguem até esta quarta-feira, 6, quando os vencedores de todas as modalidades serão premiados na própria unidade de educação, com medalhas de ouro, prata e bronze.