O estudante Leanderson Santos é apaixonado por música. O pequeno instrumentista toca na banda da Escola Estadual Colônia do Fidélis, localizada no Distrito de Outeiro. A manhã dessa quarta-feira, 06, foi especial para Leanderson porque ele participou pela primeira vez do desfile escolar no Distrito e, orgulhoso, tocava sua corneta acompanhado pelos colegas de banda. “Estava ansioso para o dia do desfile, foi a primeira vez que toquei para tanta gente. Ensaiamos desde junho,e é um momento muito especial tocar o hino nacional ”, declarou.
No distrito de Outeiro, o desfile escolar reuniu mais de 3.000 mil alunos de 20 escolas municipais, estaduais e particulares, além do Centro de Referência de Assistência Social de Outeiro ( Cras) e da Banda Marcial do Corpo de Bombeiros, que fez a abertura do evento. Este ano o tema do desfile foi “Belém em Paz é a gente quem faz: Educação, Cidadania e Sustentabilidade.”
Com cartazes e mensagens de preservação ao meio ambiente e pedidos de paz, os alunos percorreram a Avenida Nossa Senhora da Conceição. A segurança no local foi reforçada por homens da Guarda Municipal de Belém.
O funcionário público Rômulo Barbosa fez questão de acompanhar o filho, Ravi Barbosa, estudante da UEI Itaiteua. A criança de apenas três anos exibia orgulhosamente a bandeira nacional, ao lado do pai. “Faço questão que ele participe. A meu ver, o desfile não faz alusão apenas à independência do nosso país, mas é um momento em que podemos mostrar para nossos filhos, principalmente aos menores, a importância de amar o país, respeitar o próximo e se tornar um cidadão de bem”, comentou o pai orgulhoso.
De acordo com a administradora regional de Outeiro, Carol Rezende, o desfile escolar promovido pela Prefeitura de Belém, envolveu toda a comunidade do distrito. “Além das escolas públicas e estaduais, nós estendemos o convite a outros grupos comunitários, como o Cras, os Guardas da Santa e o Grupo de Desbravadores, então, deixou de ser apenas um desfile escolar, mas um desfile de todo o grupo comunitário da ilha”, avalia.
Funbosque - A Fundação Escola Bosque foi uma das mais aguardadas no desfile, com a participação de 300 alunos. A aluna do segundo ano do ensino médio, Huilem Souza, destacou a importância de representar a escola. “Por o tema do desfile falar sobre meio ambiente, é muito importante mostrar o trabalho da nossa escola, mostrar a preservação da natureza, o que a escola ensina para os alunos sobre a questão ambiental”, relata a estudante que carregou com orgulho a bandeira do município de Belém.
Para a presidente da Funbosque, Meg Parente, o valor de um evento cívico é imensurável. “Nós queremos resgatar nos nossos alunos a noção de civilidade, incentivando a cidadania nas nossas crianças e jovens, e nada melhor que um desfile escolar para fazer isso”, comentou.