Pesquisar

Vias do centro comercial recebem limpeza e desobstrução de bueiros

Foto: Oswaldo Forte
Vias do centro comercial recebem limpeza e desobstrução de bueiros
Vias do centro comercial recebem limpeza e desobstrução de bueiros
Vias do centro comercial recebem limpeza e desobstrução de bueiros
Vias do centro comercial recebem limpeza e desobstrução de bueiros
Vias do centro comercial recebem limpeza e desobstrução de bueiros

A Sesan atuou em regime de plantão para fazer a limpeza das vias do centro comercial durante o domingo, que é o único dia que o comércio está fechado.

Mais de 200 agentes de limpeza urbana atuaram neste domingo, 10, na limpeza de dez vias do centro comercial de Belém, quatro praças e feira do Açaí. Os serviços de limpeza realizados diariamente pela Prefeitura de Belém compreendem exclusivamente a varrição e a retirada do lixo. Com o mutirão deste domingo, foram executados serviços adicionais de capinacão, retirada de terra, entulho,  limpeza de bueiros e rede de drenagem, além de pintura de postes e meio-fio.

Todo o perímetro que inclui a Avenida Portugal, Ruas Manoel Barata, Frutuoso Guimarães e Avenida Castilho França foi atendido com limpeza geral. Dentro deste quadrante foram contempladas as Ruas João Alfredo,  15 de Novembro, 13 de Maio, Campos Sales, Padre Eutiquio e 7 de Setembro. 

As equipes do mutirão também executaram roçagem e limpeza das Praças do Relógio, D. Pedro, das Mercês, dos Estivadores e feira do Açaí.  "Estas equipes atuaram em regime de plantão para atender com limpeza as vias do centro comercial durante o domingo, que é o único dia que o comércio está fechado. Seria impraticável realizar um serviço completo de limpeza em dia de pleno funcionamento do comércio e com grande fluxo de pessoas", explicou Thalles Belo, titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan).   

Segundo o secretário de Saneamento, o apoio da secretaria de Economia (Secon) foi fundamental. Durante toda esta semana, os ambulantes que atuam nas vias do comércio foram previamente orientados a deslocar as barracas para cima da calçada, de forma a liberar as vias para a circulação das caçambas e execução da limpeza e capinacão. Na segunda-feira,11, todas as barracas retornarão para um espaço limpo, liberando as calçadas para uso do pedestre" , explicou Thalles.

Drenagem

Além da limpeza das ruas e avenidas,  equipes do departamento de drenagem urbana utilizaram quatro caminhões hidrojato para limpeza de tubos, bocas de lobo e bueiros. Esse serviço favorece o escoamento da água da chuva e evita alagamentos.  Algumas das galerias existentes no comércio de Belém foram construídas pelos ingleses há mais de 100 anos e continuam em pleno funcionamento até hoje, contribuindo para o escoamento da água da chuva em diversas vias.  

O engenheiro Orlando Pereira, diretor do departamento de drenagem urbana da Sesan, destacou que durante a limpeza na rede de drenagem, quando é preciso abrir os bueiros para ter acesso à rede de escoamento subterrânea, foi executado levantamento das condições dessas galerias que já estavam em funcionamento no início do século passado.  "Esse sistema de drenagem foi implantado pelos ingleses antes da década de 1890. Toda construída em tijolos de cerâmica, as galerias deságuam na baia do Guajará e são totalmente funcionais, recebendo água das vias do centro comercial.  Levando em consideração o tempo em que elas já estão em funcionamento,  achamos importante fazer esse levantamento para verificar se algum trecho precisa de reparo", declarou.  

O autônomo José Ártemis Braga, 56 anos, que trabalha com venda de eletrônicos na Rua João Alfredo, elogiou o trabalho da prefeitura e considerou de extrema importância o serviço de limpeza.  "Eu sempre vejo equipes de limpeza por aqui. Mas, agora, com tanta gente trabalhando de uma só vez dá pra fazer o serviço completo", considerou.  

Relacionadas: