A manhã ensolarada deu as boas-vindas aos que compareceram nesta quinta-feira, 14, à Praça Brasil: a terceira edição dos Jogos Recreativos da Praça Brasil convidou o público a brincar como criança. O evento foi promovido pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel).
“Eu amo o esporte. Sem dúvida é o que move minha vida, vem sempre em primeiro lugar. Diariamente estou na praça usufruindo da Academia ao Ar Livre e das aulas de dança”, afirmou a representante do Clube Paysandu na programação, a atendente Maria das Dores Feio, de 55 anos.
O clima de Re x Pa se formou com a presença da representante do Clube do Remo, Nilza Koury. “Claro que o Paysandu não vai reinar sozinho. E se tiver disputa, óbvio que o Remo vai levar a melhor. Brincadeiras à parte, isso aqui é maravilhoso, deixa a gente disposta durante todo dia”, disse a autônoma, de 48 anos.
A iniciativa contou com o apoio dos professores de educação física da Sejel. No início, uma aula de ritmos serviu de aquecimento para todas as atividades que viriam pela frente. Para aqueles que queriam continuar se exercitando, cabo de guerra e corridas lúdicas eram opções. Para quem já queria descansar, jogos de damas, xadrez e outras opções de tabuleiro estavam disponíveis.
Além das atividades esportivas, um concurso para decidir quem seria a Rainha dos Jogos agitou os participantes. E quem venceu foi a dona de casa Ana Lúcia Álvaro, de 57 anos. “Essa energia toda, essa alegria contagia qualquer um que não esteja em um dia bom. Construímos uma família aqui diariamente nas atividades da praça. E agora todos têm que me respeitar mais ainda, já que sou a rainha”, brincou a eleita.
A ação faz parte de uma série de programações montadas pela equipe da Sejel, que a cada mês busca selecionar temas para dias específicos de cada mês. “Em setembro normalmente se disputam os jogos escolares nas escolas, é o mês da pátria, que pra muitos, remete ao esporte. Então, decidimos fazer durante este mês os jogos da Praça Brasil”, explicou a professora de educação física da Sejel Luziedna Pinheiro. “Já estamos preparando ações para o Outubro Rosa e para o Novembro Azul. Dessa forma, mudamos um pouco o que é feito todo dia e isso diverte nossos participantes”, completou.
Para o coordenador de Lazer da Sejel, Almir Kalif, o evento foi um sucesso. “Muito gratificante ver a presença e o empenho de todos nas atividades. A gente procura usar as datas comemorativas, principalmente as que fazem alusão a questões de saúde, para criar novas maneiras de chamar essas pessoas para o lado saudável da vida. E cada vez a resposta é melhor”, afirmou.