Três estudantes e uma professora da rede municipal de ensino de Belém são reconhecidos e premiados pela conquista das primeiras colocações em competições textual e esportiva em nível regional e nacional. As premiações foram concedidas pelo Instituto do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), durante a manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência; e pela Federação Brasileira de Karatê, na quadra do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação, nos últimos dias 15 e 16.
Para a pequena Mahara Chistie Rocha, 10, que hoje compartilha com o pai, professores e colegas de classe a alegria pela conquista da primeira colocação na etapa regional do Concurso Cultural de Redação, organizado pelo Sicoob, tornar a leitura uma prática diária não foi tão simples. “Eu sempre gostei de livros, mas a dificuldade maior era adquiri-los devido às condições financeiras de meu pai”, recordou.
Esta realidade mudou quando Mahara conheceu a biblioteca da Escola Ernestina Rodrigues, onde atualmente cursa o 5º ano. O rico acervo com livros infantis, literários e didáticos trouxeram mais encanto para a vida da garota, e o espaço passou a ser um dos mais frequentados por ela. “Este mérito é meu, dos meus professores, e da minha escola que me oferece boas condições de aprendizagem com espaços maravilhosos onde posso aprender com qualidade e paz”, avaliou.
A redação da estudante com o título “Cooperação: Nada se perde, tudo se transforma” foi avaliada criteriosamente por uma comissão do Instituto Sicoob, que levou em consideração quesitos como de sequência lógica, erros gramaticais, originalidade, criatividade no título, e abordagem do tema. E apesar da disputa acirrada que reuniu no mês de junho, mais de 800 textos narrativos de alunos de 21 escolas das regiões de Belém e Amapá, Mahara se destacou e recebeu além de reconhecimento, uma medalha e um tablet.
Na mesma escola, quem também recebeu premiação no mesmo concurso foi a aluna Beatriz Moraes, 10, com a segunda colocação na etapa local, que envolve escolas do município de Belém. Além disso, a professora Francimar Arnoud foi contemplada com uma quantia em dinheiro pela dedicação ao trabalho de incentivo à leitura e escrita exercido com a turma, que acontece por meio de projetos propostos pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Educação.
Para a professora este é um momento de avanço, emoção e muito orgulho a todos, e que servirá de incentivo para outros estudantes. “É através da educação que podemos transformar o mundo em que vivemos, e é através desses bons resultados que motivamos outros alunos das escolas públicas a mostrarem que a qualidade do ensino oferecido em uma escola particular é a mesma encontrada na rede municipal hoje”, enfatizou Arnoud.
Semanalmente são desenvolvidos, nas unidades de educação do município, diversos projetos que reforçam o processo de alfabetização dos mais de 70 mil estudantes matriculados, como é o caso do Trovadores da Alegria, que incentiva a leitura por meio de declamação de poemas; Baú de Histórias; Memórias da Literatura do Pará; Lendo e Relendo as bibliotecas escolares; Parada da Leitura, entre outros. Esse incentivo já deu à capital paraense o título de “Município Leitor”, concedido pelo Projeto Trilhas, do Instituto Natura.
Esporte também é destaque – A garantia do lazer e da prática do esporte seguro é outro compromisso da prefeitura de Belém e nas escolas este investimento acontece através da construção de quadras poliesportivas que oportunizam parcerias com grupos de artes marciais, como karatê e o judô, além da capoeira.
Incentivada durante as aulas de educação física, a estudante da Escola Teresinha Sousa, Mayanne Natasha da Silva, de 14 anos, que já possui títulos de campeã regional e campeã paraense de karatê na modalidade shotokan, foi contemplada nos últimos dias 15 e 16, com medalha de ouro no VI Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo, realizado no ginásio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL/Semec). O resultado convoca Mayanne para disputar o Pan Americano 2017 em data e local a serem definidos pela Confederação Brasileira de Karatê.
“Estou muito feliz pelo incentivo que recebo da minha escola para a prática de esportes. Foi na quadra que aprendi a gostar de atividades físicas e desde então passei a me dedicar”, disse Silva. Apesar de não divulgada ainda a data do próximo campeonato, ela diz já estar se preparando para a disputa. “Treino bastante, e estou confiante de que com o apoio que venho recebendo conseguirei trazer mais esta grande vitória para minha cidade”, concluiu.