Como já é tradição na época do Círio de Nazaré, a prefeitura de Belém, por meio da Companhia Municipal de Turismo (Belemtur), coloca nas ruas pelo quinto ano consecutivo o Projeto Amigo do Turista. O projeto consiste na instalação de 12 pontos de informação turística em locais estratégicos no trajeto da processão do Círio. As 25 pessoas selecionadas para ocupar esses pontos e dar orientações aos turistas passaram por um treinamento especial, na manhã deste sábado, 23, na sede da Belemtur.
Segundo a coordenadora adjunta da Belemtur, Ana Santiago, a maior parte dos voluntários que se inscreveram para participar do projeto são estudantes de Turismo. “Eles recebem capacitação por meio de palestras com uma visão geral sobre nossa cultura, gastronomia, o Círio, além de coaching, para saber orientar o turista no percurso da procissão. Ao final da experiencia eles recebem certificados valendo horas-aula”, explicou a coordenadora.
Os pontos de informação turística terão uma identificação visual especial e o Amigo do Turista estará identificado com crachá e camisa com a frase “Posso ajudar?”. Os pontos funcionarão de 07 a 20 de outubro, durante a festa do Círio, no horário de 9h às 15h, com três voluntários por turno em cada um. Os voluntários entregarão um kit Círio aos visitantes, com mapa turístico, fitinha de Nossa Senhora de Nazaré e uma ventarola.
A estudante do segundo semestre do curso de Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), Jesssica Pantoja, 17, achou importante participar como voluntária do projeto. “Além de ser interessante para a minha formação acadêmica, agrega muita informação à minha vida, porque tem coisas sendo abordadas aqui que eu nem sabia, como a nossa riqueza culinária, e ainda amplia nossa visão sobre o Círio”, avaliou a jovem.
O curso de formação contou com a palestra motivacional do coaching Paulo Cesar Esteves; palestra sobre a gastronomia relacionada ao Círio, com Joana Martins, da Fundação Paulo Martins; palestra abordando a história do Círio, com Janes Jaques, da Pastoral do Turismo; uma abordagem sobre a qualidade de atendimento ao turista e o patrimônio cultural no trajeto do Círio, com Rosangela Martins e uma apresentação do material que será usado pelo Amigo do Turista, por Marcia Ledo, coordenadora do Núcleo de Publicidade e Propaganda da prefeitura.
Para Joana Martins, da Fundação Paulo Martins, que participa há três anos do projeto, a gastronomia local é um dos grandes atrativos para o turismo. “Uma pesquisa apontou mais de 90% de aceitação mundial pela culinária de Belém, devido sua originalidade, autenticidade e diversidade. Então, temos que conhecer e saber falar dela para quem vem de fora”, frisou Joana.