Para os moradores da Passagem Independência, localizada no limite dos bairros Umarizal e Pedreira, lama e poeira viraram coisa do passado. Há aproximadamente um mês, máquinas da Prefeitura de Belém trabalham na recuperação do pavimento da via, que agora recebe asfalto num trecho de mais de 800 metros.
O taxista Marco Pinheiro, 47 anos, considera que o asfalto mudou para melhor a via e também a mobilidade de pedestres, ciclistas e condutores de veículos. “Para deixar minha filha na escola, pela manhã, já estou usando a bicicleta. Até para quem precisa fazer o caminho a pé está bem melhor”, garante.
Morador há mais de 30 anos da Passagem Independência, o autônomo José Sauaia, 64 anos, diz que agora, o antigo hábito de reunir os vizinhos e amigos começa a ser resgatado. “Quando não se tem saneamento básico fica tudo mais complicado. Com esse asfalto novinho conseguimos conviver melhor com a comunidade e reunir na frente de casas e na praça. Tá tudo uma beleza”, resume.
Na Passagem Vilhena, no bairro da Terra Firme, os moradores comemoram a intervenção de drenagem que acabou com alagamento entre a Passagem Maia e a Rua Dois de Junho. “Nesta esquina, as crianças tinham que atravessar um alagamento com água na altura do joelho para entrar na escola. Todos os moradores tinham que meter o pé na água para passar por aqui”, lembra a empresária Antônia Cardias.
A diretora de obras da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Nelma Siqueira, explica que a Passagem Vilhena recebe uma grande contribuição de água que escoa das vias do entorno. “Neste trecho da passagem, a água ficava represada e não tinha como escoar para o canal Tucunduba. O que fizemos foi direcionar a água por meio de canaletas superficiais até um ponto de drenagem profunda próximo da Rua Dois de Junho, evitando assim o acúmulo de água no pavimento”, detalha.
Do início do ano até o mês de agosto, a Prefeitura de Belém concluiu obras de drenagem e pavimentação asfáltica em 13 vias de nove bairros. A Avenida Magalhães Barata, principal da ilha de Cotijuba, foi beneficiada com obras de pavimentação em bloquetes no trecho inicial que mede aproximadamente 1000 metros.
No bairro Águas Lindas, a rede de drenagem foi recuperada em um trecho da Rua Oswaldo Cruz, acabando com os problemas de acúmulo de água da chuva na via, o que também favorecia a abertura de buracos e desgaste do asfalto.
No Tapanã, moradores da Rua São Clemente já não convivem mais com alagamentos na frente da Escola Municipal Alda Eutrópio, em cuja área externa acumulava muita água da chuva. O serviço de microdrenagem ao longo da Rua Aquariquara, atravessando a Rua São Clemente, principal via do bairro, sanou o problema. Também no Tapanã já foram concluídas obras de saneamento na Rua do Ranário e em diversas vias da comunidade Bosque Araguaia.
No bairro de Canudos, as obras de saneamento da Rua Roso Danin estão avançadas com serviços de drenagem, terraplenagem e construção de calçadas concluídos. Em breve, os moradores serão beneficiados com asfalto. A Rua Jabatiteua, também em Canudos, recebeu investimentos para recuperação de trechos da rede de drenagem e recuperação do pavimento asfáltico.