Pesquisar

Programação especial marca o Dia Municipal do Idoso na Unidade de Saúde da Providência

Foto: João Gomes / COMUS
Programação especial marca o Dia Municipal do Idoso na Unidade de Saúde da Providência
Programação especial marca o Dia Municipal do Idoso na Unidade de Saúde da Providência
Programação especial marca o Dia Municipal do Idoso na Unidade de Saúde da Providência

Prática de exercícios e a interação social ajudam a melhorar a saúde dos idosos

A aposentada Terezinha de Jesus Monteiro, de 73 anos, escolheu o Dia Municipal do Idoso, comemorado nesta quarta-feira, 27, para passar a manhã na Unidade Municipal de Saúde (UMS) da Providência. Ela integra o grupo de idosas do espaço há pouco mais de um ano e realiza atividades que envolvem fisioterapia, dança, coral e interação social. “Antes eu sentia um mal estar, uma tristeza muito grande, e aquilo foi passando e agora está tudo bem. Acredito que as atividades, junto com o acompanhamento médico aqui, ajuda muito”, pontuou a idosa que adora dançar e afirma que a participação no programa mudou a vida dela.

O Programa Saúde do Idoso é oferecido nas 29 unidades de saúde do município com equipes de profissionais qualificados para promoverem o envelhecimento ativo e saudável, com atenção integral, estímulo e fortalecimento da participação social. “A gente vem para a unidade pensando que vai melhorar apenas no físico, mas quando chega aqui vê que o programa do idoso pode ajudar em muito mais”, destacou a aposentada Salete Silva Brasil, 73, que faz questão de participar de todas as atividades oferecidas.

Para o fisioterapeuta Guto Duarte, agregar a clínica com as atividades físicas e sociais incentiva o idoso a buscar mais qualidade de vida. “Uma vez por mês reunimos as idosas para o Fisio Tai Chi, que nada mais é do que a junção da fisioterapia com o Tai Chi Chuan. Hoje em dia a gente trata, previne dores, deformidades, problemas posturais com exercício de Tai Chi e isso é muito importante quando se propõe um envelhecimento saudável”, pondera Guto.

Entre os serviços do Programa Saúde do Idoso estão as consultas individuais ou em ações coletivas para que os idosos sejam avaliados de forma comum para identificar como está a saúde mental e cognitiva, postura, equilíbrio, saúde auditiva e ocular, além da autonomia para resolver atividades da vida diária. “A equipe do programa é composta por vários profissionais, como médico clínico geral, serviço social, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, nutricionista e psicólogo", explicou o coordenador da Referência Técnica da Saúde da Pessoa Idosa da Sesma, Darley Quintas. Dentre as atividades oferecidas, Darley destacou as físicas e educativas, como as oficinas de memorização, dança, teatro, coral, serviços de estética, oficina de reciclagem e passeios turísticos.

Casa do Idoso

A rede municipal também conta com a Casa do Idoso, que atende em média 20 mil idosos com atendimentos referenciados pelas unidades de saúde em clínica médica, geriatria, dermatologia, cardiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, odontologia, prótese dentária, fonoaudiologia, psicologia, reumatologia e enfermagem. Há também o chamado suporte clínico, com as atividades em grupo e oficinas de memória, artesanato e dança, entre outros.

Programações

Em alusão ao Dia Municipal do Idoso, a Associação de Moradores do Bairro do Guamá levou um grupo para passeio no Mangal das Garças. A iniciativa pe do Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Belemtur, para oportunizar a esse público, conhecer os pontos turísticos da cidade. Já idosos da UMS da Terra Firme levaram dança e entretenimento para a praça de alimentação do shopping Pátio Belém. “Na unidade eles estão reconhecendo como é ter uma vida saudável, alegre, ativa”, ressaltou a gerente da unidade, Josiane Holanda.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: