A Prefeitura de Belém realizou na noite deste sábado, 30, e madrugada deste domingo, 1, serviços de manutenção, limpeza e desobstrução da rede de drenagem dos túneis do Entroncamento. Este é um serviço necessário e tem por objetivo garantir o escoamento da água da chuva e evitar acúmulo de água na pista. Nos elevados foram feitos serviços para retirada de terra e vegetação, além de pintura das muretas de proteção.
Para a segurança dos mais de 300 trabalhadores escalados para os serviços de limpeza, agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditaram o acesso de veículos aos dois sentidos do túnel e também aos elevados. Nos locais de desvio, agentes da Semob organizaram o trânsito e orientaram os motoristas a seguir por acessos alternativos.
Na noite de sexta-feira, dia 29, equipes da Sesan já haviam executado ações de limpeza ao longo da Avenida Almirante Barroso. Neste sábado, os serviços foram concluídos com a lavagem das três passarelas de pedestres ao longo da via. O Pórtico Metrópole também recebeu lavagem geral e ações de limpeza.
O titular da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Thalles Belo, destaca que a efetiva atuação da equipe possibilitou que o trabalho fosse realizado de forma rápida e eficiente, superando o tempo inicialmente proposto para a realização das atividades.
"Trouxemos equipes e equipamentos extras para garantir que o trabalho fosse realizado no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população. Sabemos da importância desse complexo para a mobilidade de quem entra e sai da cidade. Por isso, este tipo de trabalho precisa ser realizado durante a noite, para que os transtornos sejam minimizados", explicou o secretário, destacando que a liberação dos espaços ocorreu por volta das 3h, três horas antes do previsto.
O diretor do departamento de drenagem da Sesan, Orlando Pereira, explica que a limpeza do túnel é necessária para garantir o funcionamento do sistema de drenagem da água da chuva.
"Abrimos todas as galerias para retirar a terra e o lixo que ficam acumulados nas canaletas que recebem e escoam a água da chuva. Dessa forma, evitamos que ocorra acúmulo de água no pavimento", explicou o diretor, que utilizou caminhões hidrojatos, caçambas e carro-pipa para a realização dos trabalhos de limpeza.
O taxista Rosivaldo Ferreira, 46 anos, avalia que a limpeza beneficia quem utiliza esses espaços, mas também dá uma “nova cara” para a cidade, que já começa a entrar no clima do Círio de Nazaré. "Belém é sempre diferente quando chega o mês de outubro. Além desse ambiente de festa, a cidade vai ficando ainda mais bonita. É importante manter essa limpeza para que as pessoas que chegam de outros municípios e estados possam se sentir à vontade e bem recebidas", afirmou.