O governador do Pará, Simão Jatene, secretários de Estado, vereadores, e também o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, visitaram as obras do projeto “Saneamento Integrado da Bacia do Tucunduba”, no bairro da Terra Firme, na manhã desta segunda-feira, 2. Na continuação da visita, a convite do prefeito, os dois dirigentes foram também às obras da Bacia da Estrada Nova e da construção do canal da Travessa Três de Maio.
O saneamento da bacia Tucunduba vai mudar o perfil de uma área de cerca de 800 metros de extensão, levando desenvolvimento e qualidade de vida a cerca de 250 mil pessoas de quatro bairros de Belém. Orçada em R$ 34.282.306,34, essa etapa do projeto teve início em janeiro de 2016 e vai da ponte da Rua São Domingos até a Rua dos Mundurucus, com cerca de 130 operários trabalhando nas obras.
Considerado a segunda maior bacia hidrográfica da capital paraense, o Tucunduba atravessa os bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco. A previsão do término das obras dessa fase é para abril de 2018.
Para permitir o avanço dessa etapa da obra, chamada de fase 2, a área social da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) cadastrou 149 famílias. Desse total, 64 já foram remanejadas para o Residencial Viver Melhor Primavera, construído pela Prefeitura de Belém no bairro do Tapanã, e inaugurado em junho deste ano. O restante optou por receber indenização completa, quando ocorre a retirada total da casa, ou indenização parcial.
Os moradores das proximidades também acompanharam a visita técnica e alguns deles levaram cartazes com palavras de agradecimento, tanto ao governador, quanto ao prefeito.
Obras - Para o governador Simão Jatene, o projeto vai melhorar a qualidade de vida de todos os moradores do entorno e a participação da comunidade é fundamental. “Esse tipo de projeto é desafiador pela própria condição técnica. Não é um projeto simples, principalmente pela desobstrução dos canais e alargamento. É ingenuidade imaginar que alguém faz isso sozinho. A participação da comunidade cobrando, reivindicando é fundamental, e que nós tenhamos a humildade de saber ouvir. É por isso que digo que o objetivo primordial desse tipo de projeto é sempre a melhoria da qualidade de vida de todos”, disse o governador.
As obras no canal do Tucunduba incluem abertura e pavimentação de duas grandes pistas laterais, construção de calçadas e ciclofaixas, alargamento do canal - com a drenagem, dragagem e limpeza -, tubulação de esgoto e a construção de três pontes de concreto e uma passarela metálica.
O prefeito Zenaldo Coutinho elogiou a parceira entre os dois poderes. “O município fica feliz com a atuação do Governo do Estado com investimentos expressivos feitos dentro de nossa cidade. E nós precisamos do acompanhamento da comunidade, no andamento das obras, e isso é fundamental. É importante estarmos juntos na questão do remanejamento das pessoas, e na qual o município tem ajudado. Já fizemos mais de noventa remanejamentos, e as pessoas ganharam habitação digna. Atuaremos também nas áreas de entorno, onde de maneira complementar, estaremos atuando nos projetos que irão se intensificar nessa nova estrutura que vai ganhar o Tucunduba”, enfatizou o prefeito.
Estrada Nova – Depois de visitarem as obras do canal do Tucunduba, Zenaldo Coutinho convidou o governador Simão Jatene e apresentou a ele as obras que estão sendo feitas, atualmente, na esquina das Avenidas Bernardo Sayão e José Bonifácio, desde o mês setembro, e outras do entorno que estão em estágio avançado, dentro do projeto da macrodrenagem da bacia da Estrada Nova. O governador se mostrou feliz em ver as transformações no cenário do bairro.
“Eu acho que essa obra é o resgate de um sonho dessa população que sempre imaginou ver isso pronto. É um enorme desafio. A consequência é a mudança da paisagem, porque os imóveis desta região vão passar por uma reavaliação. Mas o fundamental é a forma de tratar, mais efetivamente, um dos grandes desafios de Belém que é o saneamento, e isso é muito louvável. Quando vemos esse projeto, quando ele se junta ao Tucunduba, e ele cria um conjunto de projetos que têm a capacidade de mudar o perfil e a paisagem física, a ambiental e social da região metropolitana de Belém. A prefeitura está de parabéns”, avaliou o governador.
Nesse local, serão realizados serviços de escavação e assentamento de 30 metros de aduela, que darão origem à galeria de macrodrenagem. As obras de infraestrutura sanitária da Bacia da Estrada Nova vão beneficiar 220 mil pessoas nos bairros da Cidade Velha, Batista Campos, Jurunas, Cremação, Condor e Guamá.
A visita do prefeito e do governador se estendeu também às obras do canal da Travessa Três de Maio, que estão bastante adiantadas.
A dona de casa Benigna Lisboa da Silva, de 69 anos, acompanhou a visita bem de perto. “Eu tomo conta desta casa que é da minha filha. E sei como era essa rua aqui, cheia de água, lama e lixo. Minha filha se mudou para outro estado, e queria vender a casa. Mas com as obras avançando, acho que tudo vai mudar. Fotografei tudo o que está sendo feito aqui por perto, mandei e já a aconselhei a não vender e manter essa casa aqui”, contou a dona de casa.