Pesquisar

Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém

Foto: João Gomes / COMUS
Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém
Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém
Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém
Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém
Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém
Estudantes recepcionam turistas com música no aeroporto de Belém

Os estudantes entoaram canções religiosas e também sucessos regionais

Para recepcionar turistas que vêm a Belém para o Círio de Nazaré, cerca de 90 estudantes de três escolas municipais fizeram uma apresentação especial em frente à sala de desembarque do aeroporto internacional, na manhã desta terça-feira, 04. Os alunos das escolas Nestor Nonato, Inês Maroja e República de Portugal integram o coral do Projeto “Amorização da Escola pela Música” e surpreenderam o público com interpretações emocionadas de canções religiosas e também regionais.

"É muito bonito ver tantas crianças cantando todas juntas, principalmente músicas que despertam na gente sentimentos de amor e fé", comentou a auxiliar de administração Suzeli Barros, de 40 anos. Ela chegou à capital há pouco tempo e hoje, aguardava a chegada do amigo Mário da Silva, 21, que vem de Porto Alegre. “Como não se derreter em lágrimas com uma recepção carinhosa dessas?”, indagou.

A programação teve início às 11 horas e se estendeu até às 13 horas em frente com a apresentação de sucessos da música paraense como o Uirapuru e No Meio do Pitiú.

O estudante Yan Victor Franco, de 12 anos, ficou entusiasmado ao interpretar a canção 'Hallelujah', de Leonard Cohen. “Esta música traduz em palavras e sons o que Deus e Nossa Senhora de Nazaré são por nós”, ressaltou o menino.

Sobre o Projeto – Amorização da Escola pela Música é um projeto de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec), em parceria com o Conservatório Carlos Gomes para oferecer às crianças e jovens da rede municipal atividades que contribuam com o processo de ensino-aprendizagem e da cultura de paz nas escolas.

“Acreditamos que através da arte e da música é possível sensibilizar os estudantes afim de que se tornem multiplicadores de uma cultura de paz não só dentro das escolas, mas nas comunidades”, pontuou a coordenadora do Núcleo de Projetos da Semec, Raquel Veiga.

Para o projeto foram selecionadas, inicialmente, três unidades de educação situadas em bairros com maior grau de vulnerabilidade social, no caso, República de Portugal, na Marambaia; Nestor Nonato, no Jurunas; e Inês Maroja, no bairro do Barreiro.

“A partir do momento em que a escola mostra preocupação e compromisso seja através de projetos, da música e do fortalecimento de laços e da fé, os pais também se sensibilizam e passam a participar do cotidiano escolar e social dos seus filhos, criando verdadeiros cidadãos para o mundo e diminuindo o índice elevado de criminalidade”, avaliou a dona de casa Kelma Gomes, 41, mãe de aluno da rede municipal.

A expectativa é de que o projeto alcance mais escolas no próximo ano. “Com certeza, ainda ampliaremos o número de escolas e alunos participantes em 2018”, disse a representante do Conservatório Carlos Gomes, Clara Yunes. O conservatório disponibiliza professores de música três vezes por semana para realização de aulas instrumentais e de canto.

Talentos descobertos – Pelo projeto, muitos alunos vêm desenvolvendo dons antes desconhecidos. A estudante Carolina de Paula Alves, de 13 anos, por exemplo, não esperava a paixão por um instrumento guardado em sua casa. “Eu sempre gostei de cantar, mas confesso que olhava para o violão e não imaginava que ali estava meu maior talento”, revelou. “O projeto me deu a oportunidade de desenvolver uma habilidade que eu não imaginava possuir, e foi na música que encontrei serenidade, a verdadeira cura para o estresse”, finalizou.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: